As bolsas europeias operam em alta na manhã desta quarta-feira (12), à espera de dados de inflação dos EUA que podem determinar se o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) está se aproximando do fim de seu ciclo de aperto monetário. Em Londres, teste de estresse favorável do Banco da Inglaterra (BoE) impulsiona as ações de bancos britânicos.
Leia também
Por volta das 6h25 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,77%, a 455,22 pontos. Segundo analistas, a taxa anual da inflação ao consumidor (CPI) dos EUA deverá mostrar desaceleração a 3,1% em junho, ante 4% em maio.
- Mercado hoje: inflação e política monetária nos EUA atraem atenção de investidores
- Bolsas da Ásia fecham mistas, com foco no CPI dos EUA
Detalhes do CPI americano serão conhecidos às 9h30. Um forte arrefecimento do CPI poderá impulsionar apostas de que o Fed não elevará mais juros depois de julho. Às 6h40, a Bolsa de Londres subia 1,08%, a de Paris avançava 0,80% e a de Frankfurt se valorizava 0,85%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham ganhos de 0,91%, 0,49% e 0,74%, respectivamente.
Pesquisa de teste de estresse do BoE comprovou mais cedo a solidez dos bancos do Reino Unido, apesar da turbulência que o setor enfrentou nos EUA e na Europa, meses atrás. No mercado inglês, as ações do Lloyds e do NatWest exibiam altas respectivas de cerca de 2,7% e 1,5%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Nas próximas horas, investidores também vão acompanhar comentários de dirigentes do Fed e do Banco Central Europeu (BCE). À tarde, após o encerramento dos negócios na Europa, o BC dos EUA divulga o Livro Bege, como é conhecido relatório sobre condições econômicas regionais dos EUA.