Últimas notícias

Bolsas da Europa sobem, com rali de fim de ano por liquidez reduzida

Investidores ponderam a resposta de governos à variante ômicron do coronavírus

Bolsas da Europa sobem, com rali de fim de ano por liquidez reduzida
Foto: Envato Elements

As bolsas da Europa avançam nas primeiras horas do pregão desta terça-feira (28), enquanto investidores ponderam a resposta de governos à variante ômicron do coronavírus. O fechamento dos negócios em Londres pelo segundo dia consecutivo reduz a liquidez nos mercados, mas as principais praças do continente sustentam o tradicional rali de fim de ano.

Por volta das 06h50 (de Brasília), o índice Stoxx 600, que reúne as principais ações da região, operava em alta de 0,57%, a 488,26 pontos.

Apesar da explosão no número de casos de covid-19 em vários países, a nova cepa não tem causado um aumento de mortes no mesmo ritmo. Esse cenário abre espaço para que autoridades sanitárias adotem medidas restritivas menos draconianas que aquelas implementadas em março de 2020, no início da pandemia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, assegurou que não pretende impor novas restrições na Inglaterra antes do fim do ano. O uso de máscara e o trabalho remoto voltaram a ser recomendados pelo governo, mas não houve decreto de lockdown integral.

Na França, a gestão do presidente Emmanuel Macron decidiu limitar grandes eventos em locais fechados a 2 mil pessoas e em ambientes abertos a 5 mil. A administração também orientou obrigatoriedade de trabalho de casa pelo menos três vezes por semanas, em setores em que isso é possível. No último sábado, o país teve mais de 100 mil casos da doença em único dia pela primeira vez desde o começo da crise sanitária.

Entre investidores, a avaliação é de que políticas brandas como essas podem mitigar o impacto econômico do recrudescimento da pandemia. Nesse contexto, papéis ligados ao setor de viagens ensaiam recuperação nesta manhã. No horário citado acima, Lufthansa subia 0,37% em Frankfurt, onde o índice DAX ganhava 0,68%. Já em Paris, AirFrance-KLM aumentava 0,54% e o índice CAC 40 avançava 0,42%.

A Bolsa de Milão marcava ganho de 0,80%, enquanto nas praças ibéricas, Lisboa se elevava 0,68% e Madri, 0,74%. No câmbio, o euro recuava levemente a US$ 1,1326 e a libra estava estável em US$ 1,3443.