Investimentos

Dólar, Selic e PIB: as projeções do mercado para 2022

O ano de 2022 será de incertezas. As perspectivas não são otimistas e as eleições devem piorar o cenário

Dólar, Selic e PIB: as projeções do mercado para 2022
Depois de um 2020 atípico por conta da eclosão da pandemia do coronavírus, a tão esperada recuperação econômica não vigorou. Foto: Envato
  • Depois de um 2020 atípico por conta da eclosão da pandemia do coronavírus, a tão esperada recuperação econômica não vigorou
  • Pelo contrário, nos últimos 12 meses, o que vimos foi a inflação voltar a níveis preocupantes e, por consequência, uma nova escalada na taxa básica de juros

Dólar nas alturas, Selic perto dos dois dígitos, PIB no chão. Este é o cenário econômico do Brasil no fim de 2021, um ano onde a expectativa passou longe da realidade.

Depois de um 2020 atípico por conta da eclosão da pandemia do coronavírus, a tão esperada recuperação econômica não vigorou. Pelo contrário, nos últimos 12 meses, o que vimos foi a inflação voltar a níveis preocupantes e, por consequência, uma nova escalada na taxa básica de juros. Para os investidores, uma mudança de estratégia teve que ser implementada e a renda fixa voltou a fazer parte do rebalanceamento das carteiras.

Na avaliação dos economistas ouvidos pelo E-Investidor, um fator impactará todos os indicadores econômicos: as eleições presidenciais. Por isso, incerteza e desconfiança são as palavras que definem o próximo ano. “2022 é ano de turbulência. Quem vai ser o presidente? O que o presidente atual vai fazer de medida econômica para tentar se reeleger? São vários níveis de incerteza na economia em 2022, o que vai atrapalhar o cenário como um todo”, afirma Marina Garrido, pesquisadora da área de Economia Aplicada do FGV IBRE.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

André Roncaglia, economista e professor da Unifesp, também considera que a questão política será fundamental para definir as regras do jogo. “Por se tratar de um ano eleitoral, em que o governo deve usar todas as fichas para garantir a reeleição, a política fiscal deve continuar inspirando desconfiança pelos flagrantes dribles na regra do teto de gastos”, diz.

E-Investidor ouviu uma série de especialistas para este especial de reportagens que reúne as melhores indicações de investimentos para 2022. Por enquanto, apenas um spoiler. Os especialistas destacam que as eleições devem impactar o comportamento dos indicadores. “Vamos ter uma eleição bastante polarizada, que vai causar ainda mais incerteza e os investidores sempre se protegem no dólar, por exemplo.

No Onde Investir em 2022, a revista eletrônica que você pode baixar gratuitamente aqui, você encontra a análise completa dos especialistas sobre o que esperar do mercado financeiro no próximo ano. Baixe agora gratuitamente: Onde Investir em 2022.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos