As bolsas europeias operam em alta na manhã desta terça-feira (30), enquanto investidores avaliam dados de crescimento de países da zona do euro. A Alemanha entrou em recessão, como já era esperado, e a França decepcionou, mas Itália e Espanha superaram as expectativas.
Leia também
Por volta das 07h42 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,30%, a 486,30 pontos. No mesmo horário, a Bolsa de Londres subia 0,59%, a de Paris avançava 0,47% e a de Frankfurt ganhava 0,12%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham altas de 0,35%, 1,03% e 0,29%, respectivamente.
A pesquisa divulgada nesta terça-feira mostrou que o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha caiu 0,3% no quarto trimestre de 2023 ante os três meses anteriores. Como já havia encolhido 0,1% no terceiro trimestre, a maior economia da Europa entrou em recessão técnica. O PIB da França, por sua vez, ficou estável no último trimestre do ano passado, contrariando previsão de leve alta.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Por outro lado, as economias italiana e espanhola cresceram mais do que se previa no quarto trimestre de 2023, com respectivas altas de 0,2% e 0,6%. Divulgado no início da manhã (horário de Brasília) desta terça-feira, o PIB da zona do euro se manteve estável no período, segundo a Eurostat. A previsão era de recuo de 0,1%.
Investidores na Europa agora aguardam decisões de juros nos próximos dias e seguem acompanhando balanços da região e dos EUA. O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) define juros na quarta-feira (31) e o Banco da Inglaterra (BoE), na quinta-feira (1º). Em meio à persistência da inflação, espera-se que ambos deixem suas taxas básicas inalteradas.
Nesta terça-feira, nos EUA, estão previstos resultados trimestrais da General Motors e das gigantes de tecnologia Microsoft (MSFT34) e Alphabet (GOGL34).