Publicidade

Tempo Real

Bolsas europeias fecham sem direção única

(Estadão Conteúdo) – As bolsas da Europa encerraram o pregão de hoje mistas, com investidores reagindo à divulgação de indicadores econômicos que apontaram tanto para a recuperação da zona do euro, quanto para possíveis dificuldades na retomada da Alemanha, principal economia do bloco. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta modesta de 0,10%, aos 454,01 pontos.

A revisão positiva do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre da zona do euro, de queda de 0,6% para recuo 0,3% ante o trimestre anterior, deu fôlego ao mercado acionário europeu durante a manhã desta terça-feira. Para a Capital Economics, a revisão não traz grandes mudanças ao indicador, mas a economia da zona do euro dá sinais de recuperação a partir do segundo trimestre.

Esta leitura é compartilhada pelo Banco Mundial, que aumentou a sua projeção de crescimento do PIB da zona do euro em 2021, de 3,6% para 4,2%, no relatório de Perspectivas Econômicas Globais de junho, publicado hoje.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Diante do impulso otimista, o índice FTSE 100, da bolsa de Londres, fechou em alta de 0,25%, aos 7.095,09 pontos. A ação da gestora de ativos Intermediate Capital Group liderou os ganhos, em alta de 5,89%. Segundo noticiou a Reuters, a empresa relatou hoje um salto anual de 19% em seus ativos sob gestão de terceiros, para US$ 56,15 bilhões.

Seguindo o otimismo em Londres, o CAC 40, da bolsa parisiense, avançou 0,11%, aos 6.551,01 pontos, com o papel da imobiliária franco-holandesa Unibail-Rodamco-Westfield em destaque, após acumular alta de 5,92%.

Em contrapartida ao PIB da zona do euro, a Alemanha registrou quedas inesperadas na produção industrial de abril ante março e no índice de expectativas econômicas de junho, medido pelo ZEW. Com o resultado negativo dos indicadores, o DAX, da bolsa de Frankfurt, recuou 0,23%, aos 15.640,60 pontos.

Apesar da queda do índice do ZEW, a Oxford Economics avalia que ele permanece em um patamar alto, “já que investidores continuam otimistas sobre as campanhas de vacinação contra a covid-19 na União Europeia (UE)”. Quanto ao desempenho da indústria alemã, o Commerzbank avalia que o setor segue prejudicado pela falta de insumos, em meio a gargalos na cadeia global de suprimentos.

Publicidade

Refletindo o clima menos otimista no mercado alemão, o índice FTSE MIB, de Milão, recuou 0,06%, aos 25.809,16 pontos, e o IBEX 35, de Madri, teve baixa de 0,11%, aos 9.153,60 pontos. Já o PSI 20, de Lisboa, registrou queda maior, de 0,53%, aos 5.112,24 pontos.

Web Stories

Ver tudo
<
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
Esqueça a picanha! Este é o corte econômico que está roubando a cena nos churrascos brasileiros
Vinhos: confira 5 espumantes “no precinho” para comemorar o ano-novo
>