Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa fecham mistas, em semana de ganhos robustos

Os principais mercados europeus nesta sexta-feira (3) foram impactados pela temporada de balanços corporativos

Bolsas da Europa fecham mistas, em semana de ganhos robustos
Bandeiras da União Europeia. Foto: Envato Elements

As bolsas da Europa fecharam sem direção única na sessão desta sexta-feira (3), em meio à temporada de balanços corporativos. O apoio vindo da perspectiva de fim das altas de juros nos Estados Unidos após dados fracos divulgados no país parece ter cedido espaço para correção técnica e realização de lucros, depois de uma semana de ganhos robustos nos mercados acionários europeus.

O relatório sobre o mercado de trabalho dos EUA, conhecido como payroll, mostrou criação de emprego abaixo das expectativas e revisou para baixo os dados de setembro e agosto. Somados à leitura também aquém do esperado do índice de gerentes de compras (PMI) sobre a atividade do setor de serviços aferido pelo ISM, os dados apoiaram expectativas por um Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) mais propenso a não elevar mais suas taxas de juros.

Essa perspectiva tende a favorecer ativos de risco globalmente, inclusive as ações europeias – especialmente após tanto o Banco Central Europeu (BCE) como o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) terem optado por deixar seus juros básicos inalterados recentemente.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O fôlego, porém, não se sustentou. Para o analista Michael Hewson, da CMC Markets, a reação relativamente abafada ao payroll não é tão surpreendente, dada a valorização que os índices acionários tiveram ao longo da semana. “E, com a chegada do fim de semana, parecemos ver alguma realização de lucros”, apontou Hewson. Os investidores também digeriram a divulgação do PMI do Reino Unido mais forte que o esperado.

Em destaque, a queda das ações da BP (-2,03%) e da Shell (-4,37%) em Londres, em meio à desvalorização do petróleo, ajudou a pressionar o índice FTSE 100, que fechou com queda de 0,39%, aos 7.417,73 pontos. Na comparação com sexta-feira passada, 27, o índice teve alta de 1,73%.

Em Frankfurt, o DAX subiu 0,30%, aos 15.189,76 pontos, e avançou 3,42% na semana. Em Paris, o CAC 40 recuou 0,12%, aos 7.052,29 pontos, mas subiu 3,78% na semana. Em Madri, o Ibex 35 teve ganhos de 0,71%, aos 28.682,18 pontos hoje, e de 5,11% no acumulado da semana. Em Milão, o FTSE MIB subiu 0,33% hoje, aos 9.291,10 pontos, e 4,14% na semana. Em Lisboa, o PSI 20 ganhou 0,09%, aos 6.404,00 pontos hoje, e 3,07% na semana. As cotações são preliminares.

Web Stories

Ver tudo
<
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
Esqueça a picanha! Este é o corte econômico que está roubando a cena nos churrascos brasileiros
Vinhos: confira 5 espumantes “no precinho” para comemorar o ano-novo
>