Publicidade

Tempo Real

Mercado reavalia discurso de Powell e bolsas europeias fecham mistas

O índice DAX, em Frankfurt, fechou em alta de 0,60%; CAC 40, em Paris, caiu 0,18%, a 7.119,83 pontos

Mercado reavalia discurso de Powell e bolsas europeias fecham mistas
Fachada da antiga Bolsa de Valores de Paris 09/03/2022 REUTERS/Sarah Meyssonnier

Os mercados acionários europeus fecharam mistos hoje, após arrefecerem ganhos na etapa final do pregão. Os negócios chegaram a repercutir positivamente o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, ontem, mas tiveram dificuldades em sustentar o ímpeto, diante da cautela em Wall Street.

O índice DAX, em Frankfurt, fechou em alta de 0,60%, a 15.412,05 pontos. O CAC 40, em Paris, caiu 0,18%, a 7.119,83 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, avançou 0,15%, a 27.160,73 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 subiu 0,67%, a 9.233,80 pontos. Por fim, na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 cedeu 0,34%, a 5.903,45 pontos. As cotações são preliminares.

Em Londres, o FTSE 100, subiu 0,26% a 7.885,17 pontos. Na máxima do dia, o índice renovou recorde intraday histórico, a 7.934,30 pontos. Para a AJ Bell, o movimento no mercado britânico foi influenciado pelo discurso de Powell, que “acalmou” investidores, ainda de olho no forte de resultado do relatório de empregos (payroll) da semana passada.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Por enquanto, o sentimento positivo permitiu que o FTSE 100 alcançasse novos planaltos ensolarados, atingindo um novo recorde histórico”, avalia o diretor de investimentos da AJ Bell, Russ Mould.

Segundo análise da Natixis, mesmo com o núcleo da inflação persistente na zona do euro e com as frequentes manifestações de que o BCE irá aumentar as taxas de juros novamente em 50 pontos-base (pb), o mercado parece estar ouvindo “informações seletivas”. Mais cedo, o dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Klaas Knoot, falou em evento que a inflação na região parece ter atingido seu pico.

Entre os destaques das empresas, está a TotalEnergies, que divulgou balanço hoje e, apesar de ter se juntado ao grupo de petrolíferas com lucros recordes em 2022, teve baixa de quase 2% na Bolsa de Paris. Com protestos contra a reforma da previdência proposta pelo presidente do país, Emmanuel Macron, a França vem registrando diversas greves, incluindo no setor de energia.

Também integrando o grupo da petroleira francesa em relação aos lucros, a Equinor teve alta de mais de 7,5% na Bolsa de Londres. Já o Société Générale anunciou que lucrou menos no quarto trimestre de 2022 ante mesmo período de 2021, em balanço publicado hoje. As ações do banco tiveram queda de quase 5%, em Paris.

Publicidade

*Com informações da Dow Jones Newswires.

Web Stories

Ver tudo
<
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
Esqueça a picanha! Este é o corte econômico que está roubando a cena nos churrascos brasileiros
Vinhos: confira 5 espumantes “no precinho” para comemorar o ano-novo
>