Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa fecham em alta, após dados sobre inflação nos EUA

Já a Bolsa de Londres subiu menos que os pares, prejudicada pelos números do mercado de trabalho local

Bolsas da Europa fecham em alta, após dados sobre inflação nos EUA
Bandeiras da União Europeia. Foto: Envato Elements

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta terça-feira (14), após a inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos cair além do esperado, o que reforçou expectativa por política monetária menos dura no país. Enquanto isso, a Bolsa de Londres subiu menos que os pares, com o apetite por risco prejudicado por dados do mercado de trabalho local.

Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,20%, aos 7.440,47 pontos; enquanto isso, em Frankfurt, o DAX avançou 1,76%, aos 15.614,43 pontos; em Paris, o CAC 40 subiu 1,39%, aos 7.185,68 pontos; em Milão o FTSE MIB teve alta de 1,45%, aos 29.344,43 pontos; em Lisboa, o PSI 20 ganhou 0,62%, aos 6.339,99 pontos. Em Madri, o IBEX subiu 1,69%, aos 9.621,70 pontos. As cotações são preliminares.

Segundo a Capital Economics, o CPI dos EUA, que registrou queda de preços mais fortes em gasolina, habitação e bens básicos, acaba com qualquer possibilidade de alta de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) na próxima reunião. O dado serviu para fortalecer as expectativas do fim do aperto, e a ferramenta do CME Group voltou a precificar chance majoritária de cortes a partir de maio de 2024. Os mercados europeus monitoraram os dados e surfaram na melhora do apetite por risco visto nas bolsas de Nova York.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Também foram monitorados indicadores sobre a economia europeia hoje, com o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro caindo 0,1% no terceiro trimestre ante o segundo, segundo revisão. Enquanto isso, o índice de expectativas econômicas da Alemanha subiu além do esperado, de -1,1 ponto em outubro para 9,8 pontos em novembro, e o dado do instituto ZEW deu fôlego para o índice DAX em Frankfurt, que teve alta levemente maior que seus pares.

No Reino Unido, por sua vez, a taxa de desemprego do país ficou estável em 4,2%, no trimestre até setembro, em relação aos três meses até agosto. O mercado de trabalho local é considerado fundamental pelo Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) em sua tomada de decisão. Segundo Craig Erlam, da Oanda, este dado, a princípio, pode ser interpretado com viés negativo, visto que o desemprego precisa acelerar no país, mas a alta de salários indica uma desaceleração no setor.

Em destaque, os papéis da mineradora Glencore subiram 4,59% na Bolsa de Londres, após a companhia britânica anunciar a compra de 77% de uma unidade de carvão da Teck Resources.

Web Stories

Ver tudo
<
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
>