Últimas notícias

Bolsas da Europa fecham em alta, com Madri em destaque após anúncio do BBVA

Por outro lado, em Frankfurt, os ganhos foram limitados hoje (30), diante de novos dados econômicos alemães

Bolsas da Europa fecham em alta, com Madri em destaque após anúncio do BBVA
Bandeira da União Europeia (Foto: Envato Elements)

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta terça-feira (30), com os ganhos limitados no mercado de Frankfurt, após dados preliminares de atividade indicarem contração econômica da Alemanha. Entre as ações individuais, as do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) dispararam com o anúncio pelo banco espanhol de novo plano de recompra de ativos, na sequência do aumento do lucro. O ímpeto fez com que o Ibex-35, principal referencial da Bolsa de Madri, retomasse patamar acima de 10 mil pontos. A Renault subiu após a montadora desistir dos planos de listagem separada de seus negócios com veículos elétricos e software.

Em Frankfurt, o DAX subiu 0,18%, aos 16.972,34 pontos. O desempenho ficou aquém da alta do FTSE-100, de Londres, que avançou 0,44%, aos 7.666,31 pontos e do CAC-40, de Paris, que ganhou 0,48%, aos 7.677,47 pontos. A economia da zona euro estagnou nos últimos três meses de 2023, após uma contração de 0,1% no período anterior, mostraram estimativas preliminares. O bloco comum evitou uma recessão no final do ano passado, num contexto de crescimento melhor do que o esperado da Espanha e Itália, enquanto a economia francesa estagnou e a da Alemanha registrou contração de 0,3%.

Em Madri, o índice referencial IBEX-35 subiu 1,51%, para fechar em 10.039,30 pontos. A principal alta porcentual foi do BBVA, que avançou 6,16% após informar que planeja realizar uma recompra de ações equivalente a US$ 846 milhões diante do aumento do lucro no quarto trimestre, o que induziu um novo recorde no desempenho anual. O banco espanhol informou, nesta terça-feira, que o lucro líquido nos três meses até ao final de dezembro foi de 2,06 bilhões de euros, acima dos 1,58 bilhão de euros no mesmo período de 2022 e da expectativa de 1,96 bilhão de euros, de acordo com o consenso dos analistas fornecido pelo banco. O lucro anual foi de 8,02 bilhões de euros.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em Paris, os papéis da Renault terminaram o pregão em alta de 1,31%. A empresa informou que, considerando as atuais condições do mercado acionário e a maior geração de caixa, decidiu cancelar o processo de Oferta Pública Inicial (IPO) da Ampere, a unidade que engloba os negócios com carros elétricos e software, segundo comunicado no site da montadora.

Em Milão, o FTSE Mib fechou com ganho de 1,29%, aos 30.623,27 pontos. O PSI-20, benchmark da Bolsa de Lisboa, marcou alta de 0,63%, aos 6.292,61 pontos.