Os mercados acionários da Europa fecharam com ganhos, nesta terça-feira (18), apenas com Lisboa destoando do tom geral. As ações ainda eram apoiadas pelo recuo de ontem do Reino Unido em seus planos fiscais. Além disso, a abertura em alta em Nova York colaborou para o movimento positivo, enquanto investidores monitoraram os planos da União Europeia para conter os preços de energia.
Leia também
O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,34%, em 399,84 pontos.
A reversão quase total do pacote fiscal no Reino Unido continuava a apoiar as bolsas. A medida foi bem recebida por investidores, que haviam reagido mal aos planos da premiê Liz Truss de cortar impostos para tentar alavancar o crescimento. Com a mudança no Ministério das Finanças, agora sob comando de Jeremy Hunt, houve a reversão. O TD Securities diz que ainda espera mais cortes de gastos, bem como algumas elevações de impostos. Já o Danske Bank afirma que a reversão anunciada por Hunt restaurou a confiança dos investidores no Reino Unido. Ao mesmo tempo, o fracasso inicial da premiê faz com que líderes de seu Partido Conservador já discutam sua eventual retirada do cargo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na agenda de indicadores, o índice ZEW de expectativas econômicas da Alemanha avançou de -61,9 pontos em setembro a -59,2 em outubro, quando analistas previam queda a -65. A Capital Economics afirma que o quadro, de qualquer modo, “claramente” aponta para recessão no país. Na zona do euro, Gabriel Makhlouf, dirigente do Banco Central Europeu (BCE), afirmou que elevar os juros é “absolutamente necessário”, ante a inflação “persistente” e “prejudicial à estabilidade macroeconômica”.
Ainda no noticiário, a Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, propôs a criação de um mecanismo de compras conjuntas de gás natural liquefeito (GNL). O bloco ainda propôs um conjunto de medidas para reduzir os preços do gás e os custos gerais de energia no bloco.
Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em alta de 0,24%, em 6.936,74 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,92%, a 12.765,61 pontos.
Publicidade
O índice CAC 40, da Bolsa de Paris, registrou ganho de 0,44%, a 6.067,00 pontos.
Em Milão, o FTSE MIB avançou 0,93%, a 21.518,78 pontos.
Na Bolsa de Madri, o índice IBEX 35 avançou 0,72%, a 7.611,30 pontos.
Na contramão da maioria, na Bolsa de Lisboa o índice PSI 20 fechou em baixa de 0,48%, a 5.399,98 pontos.
Publicidade