Os mercados acionários da Europa registraram ganhos, nesta segunda-feira (24). O quadro era positivo desde o início do dia, apoiado por indicadores da China, e mesmo dados locais fracos não estragaram o humor. O movimento foi ainda reforçado após a notícia de que Rishi Sunak, ex-ministro das Finanças do Reino Unido, será o novo primeiro-ministro, após ele superar disputa interna no Partido Conservador.
Leia também
O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 1,40%, em 401,84 pontos.
O PIB da China avançou 3,9% no terceiro trimestre, na comparação anual, acima da previsão de alta de 3,5% dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal. As exportações da China superaram a expectativa em setembro, mas as importações decepcionaram, enquanto a produção industrial acelerou em setembro, mas as vendas no varejo vieram abaixo do esperado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Nos mercados europeus, a série de dados da China foi bem recebida. Já na própria região, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro caiu a 47,1 em outubro, na mínima em 23 meses, na leitura preliminar da S&P Global. O PMI composto do Reino Unido recuou a 47,2 em outubro, menor nível em 21 meses, o que para a Capital Economics aponta para “recessão mais firme” nesse país. Já a Oxford Economics, ao avaliar os PMIs da zona do euro, afirmou que os dados sugerem que a fraqueza econômica local persistirá no quarto semestre.
Hoje, de qualquer modo, os indicadores não abalaram a busca por ações, apoiada pelos dados da China. Houve ainda mais ganho de impulso com a notícia de que Sunak será o próximo premiê. O deVere Group acredita que a novidade pode trazer um período de alívio, mas também diz que ele deve ser curto, com o país enfrentando possível recessão e outros problemas, como no setor de energia e a inflação elevada.
Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em alta de 0,64%, em 7.013,99 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX avançou 1,58%, a 12.931,45 pontos.
Publicidade
Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 subiu 1,59%, a 6.131,36 pontos.
Em Milão, o índice FTSE MIB avançou 1,93%, a 21.982,95 pontos.
Na Bolsa de Madri, o índice IBWX 35 subiu 1,79%, a 7.680,50 pontos.
O índice PSI, da Bolsa de Lisboa, fechou com ganho de 1,30%, em 5.563,32 pontos.
Publicidade