Publicidade

Tempo Real

Bolsas europeias iniciam semana sob tensão antes de decisão do BCE

Produção industrial da Alemanha surpreendeu com um avanço mensal de 2,1% em fevereiro

Bolsas europeias iniciam semana sob tensão antes de decisão do BCE
(Foto: Envato Elements)

As bolsas europeias operam majoritariamente em alta modesta na manhã desta segunda-feira (8), em uma semana que trará decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE) e novos dados da inflação dos EUA. Por volta das 7h20 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha leve avanço de 0,16%, a 507,36 pontos.

Demonstrando cautela neste início de semana, investidores na Europa aguardam decisão de política monetária do BCE, na quinta-feira (11). Como a expectativa é que os principais juros da zona do euro fiquem inalterados pela quinta vez seguida, as atenções vão se voltar para eventuais indicações de quando o BCE poderá começar a reduzir suas taxas básicas. Por enquanto, tudo sugere que o primeiro corte de juros virá em junho.

Antes disso, na quarta-feira (10), serão divulgados nos EUA atualização de números da inflação ao consumidor (CPI) e a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). No fim da semana passada, cresceram temores de que o Fed poderá adiar seu próprio corte de juros inicial para o segundo semestre do ano, após novos sinais de vigor no mercado de trabalho dos EUA.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De volta ao continente europeu, a produção industrial da Alemanha surpreendeu com um avanço mensal de 2,1% em fevereiro, bem maior do que o previsto. Para a Capital Economics, porém, a indústria alemã deve enfrentar dificuldades ao longo de 2024 em meio à fraca demanda e menor competitividade.

Às 7h20 (de Brasília), a Bolsa de Londres tinha alta marginal de 0,09%, a de Paris subia 0,51% e a de Frankfurt avançava 0,54%. Já as de Milão e Lisboa exibiam ganhos de 0,51% e 0,60%, respectivamente, enquanto a de Madri caía 0,06%.