As bolsas europeias operam em alta modesta na manhã desta quinta-feira, antes do fim de semana estendido de Páscoa, à medida que dados fortes da indústria alemã se sobrepõem a preocupações sobre a possibilidade de recessão nos EUA.
Leia também
Por volta das 6h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,29%, a 457,90 pontos.
Pesquisa da Destatis mostrou que a produção industrial da Alemanha teve alta mensal de 2% em fevereiro, surpreendendo analistas que previam estabilidade no período. Para o ING, a recuperação da indústria alemã no primeiro bimestre sugere que a maior economia europeia provavelmente evitou uma recessão técnica durante o inverno.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ontem, as encomendas à indústria alemã também surpreenderam com um salto que contrariou expectativas de queda, mas o dado foi abafado por PMIs de serviços europeus piores do que o esperado.
O alivio na Alemanha ajuda a desviar a atenção de investidores europeus de indicadores fracos dos EUA – do mercado de trabalho e de serviços -, que reforçaram temores de uma possível recessão da economia americana, em meio à agressiva postura de aperto monetário do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).
Apostas de que o Fed manterá juros na reunião de maio ganharam força na esteira da última rodada de dados dos EUA. A probabilidade de uma pausa nos juros do BC americano no mês que vem já é de cerca de 60%, segundo ferramenta de monitoramento de expectativas do CME Group.
Amanhã (07), os mercados acionários europeus não irão operar devido ao feriado da Sexta-feira Santa.
Publicidade
Às 6h44 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,48%, a de Paris avançava 0,08% e a de Frankfurt se valorizava 0,22%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham ganhos de 0,66%, 0,22% e 0,47%, respectivamente.