As bolsas de Nova York fecharam em queda hoje, puxadas por forte movimento de liquidação nas ações do setor financeiro. Na véspera da divulgação do relatório de emprego (payroll) dos Estados Unidos, investidores mantiveram cautela frente à expectativa por um ciclo de aperto monetário prolongado, que pode levar ao “pouso forçado” da maior economia do planeta.
Leia também
No ajuste de fechamento, o índice Dow Jones caiu 1,66%, a 32.254,86 pontos; o S&P 500 recuou 1,85%, a 3.918,32 pontos; e o Nasdaq cedeu 2,05%, a 11.338,35 pontos.
O subíndice do S&P 500 para o setor financeiro recuou 4,10%, derrubado por JPMorgan (-5,41%), Citigroup (-4,10%) e Bank of America (-6,20%).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os quatro maiores bancos dos EUA – Citigroup, JPMorgan, Bank of America e Wells Fargo – perderam cerca de US$ 47 bilhões em valor de mercado nesta quinta-feira, segundo cálculos do Wall Street Journal. A movimentação negativa levou o índice Nasdaq Bank ao seu maior ritmo de declínio desde o início da pandemia, há três anos.
As instituições sofreram o impacto da fuga de ações do setor, após o tombo nos bancos Silvergate (-42,16%) e Silicon Valley Bank (-60,41%). Ontem, o Silvergate, concentrado no mercado de criptomoedas, anunciou o fim das operações e liquidação de ativos, enquanto o Silicon Valley informou venda de US$ 2,25 bilhão em ações para levantar capital e equilibrar seu balanço financeiro.
O movimento reverteu a tentativa de recuperação observada na abertura, diante da leve melhora no apetite por risco após dados de pedidos de auxílio-desemprego indicarem alívio nas pressões sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos. Na visão da Oanda, o indicador levantou expectativas de que Fed pouco menos agressivo.