Publicidade

Tempo Real

Bolsas de NY fecham mistas, em dia de menor cautela com setor bancário

Após o First Citizens Bank adquirir partes do SVB. tensões com bancos foram aliviadas

Bolsas de NY fecham mistas, em dia de menor cautela com setor bancário
Operador trabalha no salão da Bolsa de Valores de Nova York 19/05/2022 REUTERS/Andrew Kelly

Os mercados acionários de Nova York fecharam sem sinal único, nesta segunda-feira. O dia foi de menor cautela sobre o setor bancário, após o First Citizens Bank adquirir partes do Silicon Valley Bank (SVB), e também em meio a relatos de que pode haver mais apoio oficial ao setor, caso preciso. O impulso das bolsas, porém, foi limitado, com o Nasdaq sob pressão em jornada negativa para os setores de serviços de comunicação e tecnologia.

O Dow Jones fechou em alta de 0,60%, em 32.432,08 pontos, o S&P 500 avançou 0,16%, a 3.977,53 pontos, e o Nasdaq teve baixa de 0,47%, a 11.768,84 pontos, pressionado pelo setor de tecnologia.

As bolsas de Nova York vinham de uma semana anterior positiva, mesmo em meio às turbulências com o setor bancário. Nesta segunda-feira, a notícia do negócio do First Citizens Bank apoiou em geral a tomada de risco. A Bloomberg ainda reportou que os EUA consideram aumentar o apoio aos bancos, o que pode dar apoio ao First Republic Bank para reforçar seu balanço. A ação do First Citizens fechou em alta de 53,74%, enquanto a do First Republic teve ganho de 11,97%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre bancos importantes, Citigroup subiu 3,87%, JPMorgan teve ganho de 2,87% e Bank of America, de 4,97%. Na divisão de setores da S&P, os setores de energia e financeiro tiveram a maior alta, de 2,1% e 1,4%, respectivamente. Sobre o Nasdaq, pesaram as ações de tecnologia como Alphabet (-2,83%), Meta (-1,54%), Microsoft (-1,49%) e Apple (-1,23%).

Para o analista-chefe da CMC Markets, Michael Hewson, o movimento de hoje configura um “rali de alívio”. Hewson projeta que a semana não deve ter os mesmos níveis de volatilidade da anterior.

Já o BMO Capital questiona até quando o otimismo do mercado deve durar, observando que o SVB não seria o único a precisar de suporte. O banco avalia que as próximas semanas serão essenciais para que autoridades e órgãos reguladores assegurem a estabilidade do setor financeiro, a partir de medidas para garantir a confiança e calma no setor bancário global.

Hoje, vice-presidente de supervisão do Fed, Michael Barr, e o chairman da Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), Martin Gruenberg, divulgaram seus discursos preparados para testemunhar no Senado americano sobre as falências do SVB e Signature Bank. Ambas as autoridades ressaltaram a solidez do sistema bancário dos EUA e reforçaram compromisso para garantir a resiliência desta sistema, impedindo o contágio em razão das recentes turbulências no setor.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
>