As bolsas de Nova York devem abrir sem direção única, conforme sugere os índices futuros, enquanto investidores repercutem dados que apontaram contínuo arrefecimento da inflação nos Estados Unidos, mas uma ainda resiliente economia. Por volta das 11h (de Brasília), o futuro do Dow Jones caía 0,16%, mas o do S&P 500 subia 0,21%, e o do Nasdaq avançava 0,24%.
Leia também
O índice de preços de gastos com consumo (PCE) avançou 2,6% na comparação anual de novembro, após alta de 3,0% no mês anterior, conforme informou o Departamento do Comércio dos EUA nesta sexta-feira (22). O número veio abaixo da previsão de analistas consultados pela FactSet. Por outro lado, as encomendas à indústria saltaram mais de 5% no período, enquanto a expectativa era por uma alta inferior a 2%.
Os mercados estrangeiros tiveram dificuldades para firmar uma reação consistente aos indicadores. Afinal, em teoria, uma economia aquecida pode retardar o processo de declínio da inflação. Assim, a curva futura voltou a precificar um cenário mais provável de corte de 150 pontos-base nos juros do Federal Reserve (Fed) ao longo de 2024, não mais de 175 pontos-base, de acordo com monitoramento do CME Group. As apostas, contudo, estão bem divididas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Entre os destaque negativos no pré-mercado, a ação da Nike despencava 11,90%, após a varejista de produtos esportivos diminuir as projeções para a receita em 2024 e alimentar incertezas sobre a demanda. Na esteira, os papéis de rivais operavam sob forte pressão também na Europa, onde Puma e Adidas caíam 6,03% e 5,55%, respectivamente, em Frankfurt.
Já as desenvolvedoras de títulos de videogames recuavam a reboque da proposta do governo chinês para endurecer as regulações sobre jogos online. Electronic Arts perdia 2,09% e Take-Two Interactive Software baixava 1,76%. Por outro lado, Tesla ganhava 0,89%, em meio aos avanços nos planos da empresa de construir uma fábrica em Xangai, que deve começar a operar no fim de 2024.