Mercado

Como os traders de Wall Street sobreviveram ao dramático ano de 2023

2023 foi marcado por uma seca de negócios, colapso de bancos e cortes de empregos nos EUA

Como os traders de Wall Street sobreviveram ao dramático ano de 2023
Foto: Envato Elements
  • Em Wall Street, a compensação total de traders provavelmente será cerca do mesmo do ano passado
  • As taxas de juros subsequentemente baixas ajudaram a impulsionar uma febre de negócios e a competição acirrada por talentos de ponta que abriram a torneira de bônus no ano seguinte
  • Após as taxas de banco de investimentos terem diminuído por sete trimestres consecutivos até o final de setembro, os assessores de fusões e aquisições podem ver seus bônus caírem até 25%

O dramático ano de Wall Street, marcado por uma seca de negócios, colapso de bancos e cortes de empregos, está terminando com um sussurro discreto para os bônus dos traders. No JPMorgan Chase & Co. (JPMC34), a distribuição geral de bônus para suas legiões de traders estará perto de igual em comparação com 2022, de acordo com uma fonte do mercado.

Isso é semelhante ao Citigroup Inc. (CTGP34), que está no meio de sua maior reestruturação em décadas, onde a bonificação provavelmente estará pouco alterada, se não ligeiramente menor, disse outra pessoa, pedindo para não ser identificada discutindo informações privadas.

O Goldman Sachs Group Inc. (GSGI34) e o Bank of America Corp.(BOAC34) estão buscando adoçar os pagamentos em pelo menos alguns pontos percentuais para muitos de seus traders este ano. O Goldman tem espaço para fazer isso após ter cortado os bônus no ano passado, quando enfrentou uma desaceleração na indústria e bilhões em perdas devido a erros de estratégia.

Já o Bank of America, por sua vez, conseguiu aumentar mais a receita de seu negócio de mercados, ganhando terreno em relação a alguns concorrentes após um desempenho mais fraco no início de 2022.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Esses aumentos são pontos de exclamação menores em uma das temporadas de bônus menos voláteis de Wall Street em anos. As recompensas saltaram quando a pandemia de Covid-19 estimulou o comércio e os negócios em 2020, deflagrando eventualmente uma guerra por talentos. Elas então desabaram no ano passado à medida que as taxas de juros em alta desanimavam a atividade dos clientes – uma estagnação que se estendeu por 2023.

“Não haverá nenhum desfile na Quinta Avenida este ano”, disse Michael Nelson, chefe de mercados para as Américas na consultoria de talentos Sheffield Haworth. “O mercado geral deve ser tranquilo. Haverá nuances, e alguns negócios como renda fixa ou taxas que vão ser pagos de forma mais robusta que outros.”

Bônus estáveis

As decisões em empresas individuais mostram que quase ninguém está escapando da maré baixa. Em Wall Street, a compensação total de traders provavelmente será cerca do mesmo do ano passado, com as unidades de renda fixa vendo um aumento de 3% e aquelas em mesas de ações enfrentando um corte de 3%, previu a firma de recrutamento Options Group em um relatório no mês passado.

No Bank of America, os bônus individuais para a maioria de seus traders irão variar de estáveis a modestamente para cima, embora certos desempenhos mais altos possam ver os pagamentos subir até 7%, de acordo com pessoas familiarizadas. Os executivos do segundo maior banco dos EUA estão discutindo recompensar os principais traders de hipoteca e crédito corporativo com pacotes salariais ainda mais altos depois que esses negócios tiveram um desempenho melhor.

O CEO Brian Moynihan previu no início deste mês que a receita na unidade de negociação liderada por Jim DeMare pode aumentar em uma porcentagem de um dígito, colocando a empresa no caminho para seu quarto trimestre mais forte de negociações de todos os tempos.

“Eles continuam ganhando participação de mercado e estão fazendo um ótimo trabalho”, disse Moynihan sobre os traders de sua empresa em uma entrevista à Bloomberg Television na terça-feira. “Vamos continuar injetando capital porque é um ótimo negócio.”

O Goldman, que está sob pressão para aumentar o moral após uma retirada custosa de uma tentativa de construir um banco de consumo, provavelmente também distribuirá modestos aumentos de bônus, disse outra pessoa.

Publicidade

A receita do JPMorgan com negociação de renda fixa caiu 1% nos primeiros nove meses e caiu 15% em ações no mesmo período. A empresa espera que sua receita de negociação do quarto trimestre seja “equivalente” em comparação com o período do ano anterior, disse uma das executivas mais importantes do banco, Marianne Lake, em uma conferência este mês.

Com bancos como Goldman e Morgan Stanley cortando empregos, e a dramática reorganização do Citigroup, o subtexto de muitas avaliações de desempenho pode ser que um bônus estável é melhor do que nenhum. Alguns no Citigroup até estão sendo oferecidos a chance de cortar e correr: o banco está oferecendo pagar uma parcela limitada de funcionários uma parte de seus bônus antecipadamente se eles concordarem em partir, embora os funcionários não possam se voluntariar para o programa.

Representantes dos bancos para comentar. Os bônus ainda estão em discussão e podem mudar nas próximas semanas.

Notoriamente voláteis

As recompensas de fim de ano de Wall Street são notoriamente voláteis, pois a indústria passa por altos e baixos. Quando os tempos são bons, os ventos podem chegar a milhões de dólares – múltiplos do que banqueiros e traders podem colher de salários.

Enquanto os bancos inicialmente exerceram contenção durante a pandemia em 2020, as taxas de juros subsequentemente baixas ajudaram a impulsionar uma febre de negócios e a competição acirrada por talentos de ponta que abriram a torneira de bônus no ano seguinte.

Por exemplo, o Goldman desdobrou bônus generosos para 2021 e acumulou pagamentos especiais em cima disso para seu grupo sênior de algumas centenas de parceiros. Mas uma retração nas linhas de negócios centrais do Goldman e alguns problemas muito específicos da empresa viram os lucros despencarem, deixando membros de seu pregão lamentando serem alvo de cortes salariais, embora tenham obtido ganhos em 2022 – uma partida em uma firma que se orgulha de “pagar por desempenho”. É uma das razões pelas quais a empresa está considerando aumentar os pagamentos neste ano.

Desaceleração em M&A

Desta vez, consultores de compensação previram um ano duro para os criadores de negócios.

Publicidade

Após as taxas de banco de investimentos terem diminuído por sete trimestres consecutivos até o final de setembro, os assessores de fusões e aquisições podem ver seus bônus caírem até 25%, estimou a Johnson Associates Inc. no mês passado. Os prêmios para seus colegas em subscrição de dívidas poderiam cair 10%, com a subscrição de ações subindo de 5% a 15%.

Mas a perspectiva de que os negócios finalmente possam recuperar algum ímpeto nos próximos meses significa que os empregadores não podem ser muito mesquinhos e podem levar alguns a suavizar o golpe.

“As administrações enfrentam o risco de pagar muito pouco se a atividade se recuperar e pagar demais se não”, disse Mike Mayo, analista da Wells Fargo & Co., em uma nota aos clientes na terça-feira (19). “Os bancos provavelmente manterão o quadro de funcionários e aumentarão a compensação para preservar a capacidade para bons atrasos ainda pendentes.”

No Bank of America, Moynihan disse neste mês que seus banqueiros de investimentos estão se saindo um pouco melhor do que os concorrentes, esperando gerar US$ 1 bilhão em taxas nos últimos três meses do ano. Os indivíduos podem receber bônus que variam de 4% abaixo do ano anterior a até esse mesmo valor, disseram as pessoas.

O Goldman Sachs também está planejando aumentar modestamente a piscina de bônus para seus banqueiros de investimento, disseram algumas das pessoas.

Apesar da piscina de bônus deste ano ser moderada, é provável que os talentos de ponta ainda recebam bônus que reflitam suas contribuições, de acordo com Nelson, da Sheffield Haworth.

Publicidade

“Os principais desempenhos sempre encontram uma maneira de serem pagos porque são os líderes, e carregam a franquia”, disse ele.

Com assistência de Sridhar Natarajan, Steve Dickson e Jenny Surane

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos