Publicidade

Tempo Real

Bolsas de NY fecham em queda e Nasdaq tem o pior dia desde outubro de 2022

As ações da Tesla e da Alphabet estiveram entre as baixas notáveis após lucros decepcionantes

Bolsas de NY fecham em queda e Nasdaq tem o pior dia desde outubro de 2022
Estados Unidos (Foto: Adobe Stock)

As Bolsas de Nova York fecharam em queda forte nesta quarta-feira (24), com o Nasdaq registrando o pior desempenho desde outubro de 2022, após as grandes empresas de tecnologia puxarem para baixo os índices. As ações da Tesla e da Alphabet, controladora do Google, estiveram entre as baixas notáveis após lucros decepcionantes. O S&P 500 teve a maior baixa desde dezembro de 2022. O movimento no setor de tecnologia refletiu ainda a percepção de fragilidade após a pane global causada por uma atualização de software na sexta-feira, segundo analista.

O Nasdaq terminou em baixa de 3,64%, em 17.342,41 pontos. O S&P 500 caiu 2,31%, encerrando o pregão aos 5.427,13 pontos. O Dow Jones perdeu 1,25%, fechando em 39.853,87 pontos. Enquanto isso, o índice VIX, que mede a volatilidade, hoje tinha alta de mais de 22%, perto do fechamento de Nova York.

O principal responsável pela gestora Trígono, Werner Roger, disse, em entrevista, que o Nasdaq reflete a realização de lucro das ações das grandes de tecnologia, mas também o desconforto com o setor após a pane global de sexta-feira desencadeada por uma atualização de software da empresa de cibersegurança Crowdstrike. “Isso mostra fragilidade do setor de tecnologia, com tudo na nuvem, terceirizado e é um fator de risco”, disse. “Os ativos começam a cair, ordens de venda são disparadas e com tudo automatizado por algoritmos, há um efeito manada sem que alguém especificamente tenha causado o movimento”, afirmou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A ação da Tesla despencou 12,33%, após balanço trimestral divulgado no fim da tarde de ontem. No caso da Alphabet, pesou a perspectiva de gastos intensos no trimestre atual e o papel cedeu 5,04%.

As outras empresas do grupo “Sete magníficas” também foram pressionadas. A Microsoft perdeu 3,59%; a Nvidia caiu 6,80%; a Meta cedeu 5,61% e a Apple, 2,88%%. A Amazon fechou em baixa de 2,99%.

A Crowdstrike cedeu 3,99%. O grupo americano de segurança cibernética Crowdstrike se comprometeu a implementar melhorias em seus testes internos como parte das medidas para evitar uma repetição da pane global de tecnologia que atingiu milhares de computadores na semana passada

Com informações da Dow Jones Newswires