• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Bolsonaro demite presidente da Petrobras que falou em crise do diesel

Fornecimento de diesel tornou-se preocupação após as sanções contra a Rússia mudarem o comércio de combustível

Por Reuters

24/05/2022 | 9:01 Atualização: 24/05/2022 | 9:10

Logo da Petrobras na sede da empresa no Rio de Janeiro 16/10/2019 REUTERS/Sergio Moraes
Logo da Petrobras na sede da empresa no Rio de Janeiro 16/10/2019 REUTERS/Sergio Moraes

O presidente Jair Bolsonaro demitiu o presidente-executivo da Petrobras –o segundo em dois meses– depois que a empresa se recusou a vender combustíveis com desconto aos consumidores, alertando que isso levaria à escassez de diesel.

Leia mais:
  • Imposto de Renda: 27% dos contribuintes ainda não enviaram declaração
  • Parceria entre Livelo e Nomad permite criação de uma conta em dólar
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Brasil está entrando em uma janela crucial para garantir o fornecimento de diesel e a administração da Petrobras alertou o governo na semana passada que as bombas podem ficar secas durante o momento de maior exportação de grãos se a empresa não vender combustível a preços de mercado, de acordo com quatro pessoas próximas às discussões e uma apresentação interna vista pela Reuters.

A Petrobras disse que a empresa e outros importadores terão dificuldades para garantir o diesel em meio à escassez mais grave do combustível em 14 anos, disseram as fontes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Analistas, importadores privados e funcionários da agência reguladora de petróleo ANP ecoaram essas preocupações, disseram pessoas familiarizadas com as negociações, que pediram anonimato para discutir o assunto politicamente sensível.

A apresentação da Petrobras sinalizou o risco de desabastecimento no terceiro trimestre, quando a demanda por diesel aumenta sazonalmente no Brasil e nos Estados Unidos. O país sul-americano começa a exportar maiores volumes de milho em agosto.

“Se não houver sinal de preços de mercado à frente, há risco material de desabastecimento de diesel no pico de demanda da safra, afetando o PIB do Brasil”, disse a Petrobras na apresentação intitulada “Combustíveis: desafios e soluções” e datada de maio de 2022.

A Petrobras não respondeu a um pedido de comentário.

Publicidade

O fornecimento de diesel tornou-se uma preocupação global desde que as sanções contra a Rússia reformularam o comércio de combustível e levaram os estoques internacionais para mínimos históricos. Os países importadores estão avaliando o risco de aumento de custos e escassez de oferta, já que a indústria fecha refinarias para reparos ou para reduzir as emissões de carbono.

As preocupações no Brasil sobre as importações de diesel no segundo semestre do ano aumentaram depois que as refinarias do Golfo dos EUA, seus principais fornecedores, começaram a redirecionar cargas para a Europa, disseram duas das fontes.

“Os estoques globais de diesel estão muito abaixo da média histórica”, disse a Petrobras na apresentação compartilhada com o Ministério de Minas e Energia. “A Petrobras sozinha não pode resolver o aumento global dos preços da energia.”

O ministro da Energia, Adolfo Sachsida, ligou na sexta-feira a analistas de petróleo para perguntar sobre a escassez de diesel no segundo semestre do ano, disse uma pessoa diretamente envolvida no assunto. O ministério não respondeu a um pedido de comentário.

Publicidade

“Se a Petrobras parar de vender diesel a preços internacionais por mais de duas ou três semanas, há uma chance de as bombas secarem”, disse um alto executivo de uma grande produtora de diesel.

O comunicado divulgado perto da meia-noite na segunda-feira pela Petrobras indica que Bolsonaro também pediu a eleição de um novo conselho, abrindo caminho para uma completa reformulação da gestão executiva.

José Mauro Ferreira Coelho é o terceiro CEO da Petrobras demitido por Bolsonaro por causa dos preços dos combustíveis. O presidente, que busca a reeleição em outubro, mas tem ficado atrás nas pesquisas, diz que a Petrobras deve usar seus lucros para reduzir os preços dos combustíveis e ajudar a controlar a inflação.

SUGERIR SUBSÍDIOS

Executivos da Petrobras, cujos estatutos proíbem a venda de combustível com prejuízo sem compensação, sugeriram na apresentação que o Brasil poderia cortar impostos ou subsidiar combustíveis aos consumidores, citando o exemplo de vários países da União Europeia.

Os subsídios aos combustíveis custaram ao Brasil cerca de 7,5 bilhões de reais (1,6 bilhão de dólares) em 2018, quando o ex-presidente Michel Temer os implementou por alguns meses para interromper um protesto nacional de caminhoneiros.

Publicidade

O custo de uma medida semelhante este ano pode ultrapassar os 60 bilhões de reais, estimou uma das pessoas próximas às discussões.

A invasão da Ucrânia pela Rússia elevou os preços do petróleo bruto para uma máxima de 14 anos. Este mês, a escassez global levou os comerciantes de diesel a pagar um prêmio de mais de 50 dólares por barril.

No máximo, os estoques brasileiros de diesel podem cobrir cerca de um mês da demanda nacional. Na Petrobras, os suprimentos estão com cerca de metade da capacidade, segundo duas fontes.

O Brasil registra maiores embarques a partir do segundo semestre com a entrada da segunda safra de milho, que se soma a exportações de soja. A maioria dos grãos chega aos portos por meio de longas rotas de caminhões.

Publicidade

A empresa começou a recorrer a fornecedores mais distantes na África Ocidental e na Índia, disse uma das fontes. Mas enquanto uma carga de diesel do Golfo leva de duas a três semanas para chegar ao Brasil, um navio da Índia pode levar de 45 a 60 dias.

“Se as refinarias nos EUA forem danificadas durante a temporada de furacões, ou qualquer outra coisa contribuir para um mercado mais apertado, podemos estar com problemas reais”, disse um executivo da Petrobras sob condição de anonimato.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Brasil
  • EUA
  • Jair Bolsonaro
  • Petrobras
  • Petróleo
  • Rússia
Cotações
21/05/2025 3h02 (delay 15min)
Câmbio
21/05/2025 3h02 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2865 de hoje, terça-feira (20)
Logo E-Investidor
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2865 de hoje, terça-feira (20)
Imagem principal sobre o 7 passos para criar um curso on-line e fazer uma renda extra
Logo E-Investidor
7 passos para criar um curso on-line e fazer uma renda extra
Imagem principal sobre o Como aprender inglês de graça? Confira 5 canais no YouTube que podem te ajudar
Logo E-Investidor
Como aprender inglês de graça? Confira 5 canais no YouTube que podem te ajudar
Imagem principal sobre o Aprenda a investir sem gastar nada: 5 cursos gratuitos para iniciantes
Logo E-Investidor
Aprenda a investir sem gastar nada: 5 cursos gratuitos para iniciantes
Imagem principal sobre o Optei por receber a restituição via Pix, tenho prioridade?
Logo E-Investidor
Optei por receber a restituição via Pix, tenho prioridade?
Imagem principal sobre o O que é bear market e bull market? Entenda os termos do mercado financeiro
Logo E-Investidor
O que é bear market e bull market? Entenda os termos do mercado financeiro
Imagem principal sobre o Como comprar passagens aéreas mais baratas? Especialista revela 3 truques
Logo E-Investidor
Como comprar passagens aéreas mais baratas? Especialista revela 3 truques
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Crunchyroll em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Crunchyroll em 2025? Veja os planos e compare os preços
Últimas: Tempo Real
Logo do E-Investidor com background verde
Tempo Real
Calendário Econômico: quarta-feira, 21 de maio

Calendário Econômico: quarta-feira, 21 de maio

20/05/2025 | 20h14 | Por E-Investidor
Morgan Stanley eleva recomendação para ações brasileiras; veja o que agrada os analistas
Tempo Real
Morgan Stanley eleva recomendação para ações brasileiras; veja o que agrada os analistas

Calendário eleitoral em 2026 abre oportunidade para iniciar mudança de política "muito necessária" no País na área fiscal

20/05/2025 | 20h00 | Por Aline Bronzati, correspondente
Méliuz (CASH3) avalia listar ações no mercado norte-americano; saiba mais
Tempo Real
Méliuz (CASH3) avalia listar ações no mercado norte-americano; saiba mais

Segundo a empresa, alistagem irá "fortalecer" a proximidade com investidores internacionais

20/05/2025 | 19h15 | Por Amélia Alves
S&P rebaixa nota de crédito da Azul (AZUL4); perspectiva é negativa
Tempo Real
S&P rebaixa nota de crédito da Azul (AZUL4); perspectiva é negativa

Em relatório, a agência afirma que a companhia aérea teve uma significativa queima de caixa no 1º tri

20/05/2025 | 19h03 | Por Mateus Fagundes
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador