Últimas notícias

Bradesco BBI: Hapvida (HAPV3) tem 2º tri misto, com melhoria de margem

BBI destaca, no entanto, que foi abaixo do esperado

Bradesco BBI: Hapvida (HAPV3) tem 2º tri misto, com melhoria de margem
IPO da Hapvida na B3, em 2018 (Foto: Samuel Kim/Estadão Conteúdo)

(Isabela Moya, Estadão Conteúdo) – O Bradesco BBI avalia que os resultados do segundo trimestre de 2022 da Hapvida foram mistos, no geral, alinhados com a expectativa (queda de 4% no Ebitda ajustado). O banco de investimentos considera que o faturamento foi fraco (crescimento de 2% no trimestre pró-forma) devido ao seu tíquete quase estável.

A margem do Ebitda ajustado melhorou 1,1 p.p. no trimestre (-0,3 p.p. abaixo do esperado), com o cash de sinistralidade de planos de saúde caindo 0,6pp (em linha com o previsto), apesar da sazonalidade negativa, comenta o BBI, em relatório. As despesas financeiras ficaram 25% acima do esperado, “mas provavelmente por uma reversão da provisão do SUS (despesas com variação monetária caíram R$ 85 milhões no trimestre)”, diz o banco.

O BBI explica que o lucro líquido ajustado do Hapvida aumentou 151% no trimestre, mas ainda ficou 20% abaixo do esperado pelo BBI, devido ao Ebitda e ao imposto de renda, que superaram as menores despesas financeiras.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além disso, o banco pontua que enquanto a receita líquida cresceu 2% no trimestre pro-forma, 1% abaixo do esperado pelo banco, as adições líquidas foram positivas (139 mil), mais fortes do que o previsto, mas impulsionadas por sinergias e planos individuais.

“O bilhete médio no HAPV (autônomo) aumentou 0,6% no comparativo trimestral (+1,3% para planos corporativos), mas caiu 0,4% na mesma base de comparação no GNDI (-0,2% para corporativos), levando o tíquete consolidado a subir apenas 0,2% no trimestre (0,7 para corporativos)”, diz o banco em seu relatório.

Em relação a sinistralidade de planos de saúde, o banco afirma que os principais fatores que causaram a queda de 0,6 p.p. foram a retomada dos procedimentos eletivos, a sazonalidade, pressões inflacionárias e reajustes negativos nos planos individuais. Excluindo os impactos restantes da covid e o impacto negativo dos planos individuais, a sinistralidade de planos de saúde consolidada melhorou 2,6 p.p..

Enquanto isso, as despesas gerais e administrativas se deterioraram 0,4% no trimestre, impulsionadas por um aumento salarial coletivo, e as despesas com vendas caíram 0,1 p.p. no trimestre, impulsionadas por um mês adicional de GNDI (que opera com menor nível de despesas de vendas), e menores provisões na Hapvida, avalia o banco.

O Bradesco BII mantém recomendação outperform (equivalente a compra), com um preço-alvo para o ano de 2023 de R$ 9,50 (44% acima do preço de fechamento de ontem).

Publicidade