Publicidade

Últimas notícias

Brasil tem 7,3 milhões de passageiros aéreos em maio; como economizar nas passagens?

Veja 3 dicas de como comprar passagens aéreas mais baratas para viajar

Brasil tem 7,3 milhões de passageiros aéreos em maio; como economizar nas passagens?
O setor aéreo brasileiro atingiu um recorde no transporte de passageiros em voos entre destinos nacionais no mês de maio. Foto: Canva

O setor aéreo brasileiro atingiu um recorde no transporte de passageiros em voos entre destinos nacionais no mês de maio, alcançando o maior número desde 2015. Foram transportadas 7,3 milhões de pessoas, representando um aumento de 3,3% em relação a maio de 2019, período pré-pandemia.

Além disso, a demanda por voos domésticos também apresentou crescimento em maio, registrando um aumento de 7% em comparação com o mesmo período de 2019. A oferta de assentos teve um aumento ainda mais expressivo, com 13,8% de crescimento.

As informações são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que, ao analisar a participação das companhias aéreas no mercado doméstico, também observou que a Latam (LTMAY) foi a companhia aérea mais escolhida, tendo transportado 37,1% dos passageiros.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já em relação aos voos internacionais foi possível observar uma queda de 12,1% na demanda em comparação com maio de 2019. A oferta de assentos para destinos no exterior também sofreu uma redução de 9,5%. No total, 1,6 milhão de passageiros foram transportados em voos internacionais.

Para os que não conseguiram viajar em maio, mas pretendem visitar algum novo destino no próximo mês, vale citar que algumas dicas podem ser valiosas para economizar nesse momento.

Confira 3 dicas essenciais para comprar passagem aérea com desconto:

A primeira dica vem da base das boas práticas de finanças pessoais: planejamento. Um planejamento permite não só encontrar passagens mais baratas, como também diluir os pagamentos mesmo antes da viagem.

Para Luiz Henrique Garcia, assessor de investimentos com certificação CFP®, o planejamento deve ser feito com no mínimo três meses de antecedência. “Assim é possível ficar atento aos sites e promoções”, exemplifica.

Publicidade

Observar o período em que se pretende viajar também é fundamental. “Durante o verão, uma passagem para locais com praia terão demanda maior e consequentemente um preço mais elevado”, destaca Tay Rodrigues, especialista em finanças pessoais da Guide Investimentos.

Assim, caso possível, é recomendado ajustar o período de férias. “Fuja de alta temporada. No início do ano, próximo do ano novo e em julho, durante as férias escolares, são períodos para se evitar”, explica Rodrigues.

Milhas e cashback

Outra estratégia para comprar mais barato é estar atento aos benefícios oferecidos pelo banco e empresas de cartão de crédito. Além de descontos decorrentes de parcerias entre empresas aéreas e algumas bandeiras de cartão, há possibilidades como milhas e cashback.

“Sempre há promoções de acúmulo de milhas e cashback. O que faz com que o cliente consiga adquirir a passagem pagando não apenas com dinheiro”, comenta Garcia.

Comprar na madrugada funciona?

Uma dica já conhecida é a compra durante a madrugada. As empresas têm o costume de oferecer descontos em algumas das passagens nesse período.

Para Tay Rodrigues, uma ferramenta que pode ajudar nessa busca por economia é o Google Voos. O serviço permite organizar a pesquisa pelo número de escalas, preço, companhia aérea e/ou duração da viagem, além da comparação de preços.

“Por lá você consegue analisar, por exemplo, que adiantando um dia, pode pagar R$ 200 mais barato na passagem para o mesmo destino”, conta Rodrigues. Além disso, há a opção de monitoramento de preços, em que o viajante pode ser notificado por e-mail sobre promoções.

Web Stories

Ver tudo
<
>