Publicidade

Tempo Real

Mudança na portabilidade de crédito beneficiaria especialmente um banco, diz BTG

Segundo relatório, esse banco digital tem tentado avançar no mercado de crédito consignado

Mudança na portabilidade de crédito beneficiaria especialmente um banco, diz BTG
Foto: Divulgação/Nubank

Uma mudança na portabilidade de crédito, com o uso das estruturas do Open Finance, beneficiaria fintechs e bancos digitais, em especial o Nubank (ROXO34), que tem tentado avançar no mercado de crédito consignado, de acordo com o BTG Pactual (BPAC11). Segundo o banco, hoje, a maior parte das tentativas de levar empréstimos de uma instituição financeira para a outra não se completa.

O relatório faz referência à notícia da Coluna do Broadcast da última quinta-feira (25), sobre o desejo do Banco Central de colocar em vigor um novo modelo de portabilidade, usando o Open Finance, no ano que vem. De acordo com fontes, o regulador quer utilizar o sistema para impulsionar a captura de crédito entre instituições.

Dados do BC reunidos pela equipe do analista Eduardo Rosman apontam que no ano passado, foram feitos 9,3 milhões de pedidos de portabilidade de crédito no País, mas que apenas 3,5 milhões, que movimentaram R$ 28 bilhões em operações, foram concluídos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“De acordo com os dados do BC, o número de pedidos de portabilidade em 2023 foi o mesmo de 2018, chegando a 9,3 milhões, a despeito de um crescimento de 82% em relação a 2022”, afirma o banco em relatório.