O BTG Pactual (BPAC11) anunciou nesta terça-feira (2) duas trocas em sua carteira de ações (10SIM) recomendada para janeiro. Saíram os papéis de Equatorial (EQTL3) e Itaú (ITUB4) e entraram os de Cosan (CSAN3) e Vivara (VIVA3).
Leia também
O portfólio completo segue com Petrobras (PETR4), Vale (VALE3), Mercado Livre (MELI34), Localiza (RENT3), Eletrobras (ELET3), Banco do Brasil (BBAS3), Embraer (EMBR3) e Vibra (VBBR3).
“Entre as varejistas, embora a Lojas Renner (LREN3) seja a favorita para aproveitar o ambiente de queda das taxas de juros locais, preferimos a Vivara, que vende, principalmente, para consumidores de renda mais alta”, afirma a equipe de equity research (área que se dedica à realização de pesquisas e análises sobre o mercado financeiro) do BTG Pactual, em relatório divulgado nesta terça. “Cosan é a outra recém-chegada. Com a maior parte dos investimentos estratégicos concluídos, esperamos que a desalavancagem se inicie, com o valor sendo transferido da dívida para o equity”, acrescenta.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na avaliação do BTG, apesar de um bom 2023, as ações locais estão sendo negociadas a 10,7x P/L (Preço/Lucro) 12 meses à frente, ex-Petro e Vale, próximo de um desvio padrão abaixo da média. “Supondo que as nossas projeções estejam corretas, os lucros das empresas sob nossa cobertura deverão crescer de forma relevante em 2024, impulsionando o valuation (avaliação de empresas) das ações locais”, diz o relatório.
O BTG afirma que o cenário para este novo ano é positivo, com esperanças de uma perspectiva econômica melhor nos Estados Unidos e o mercado doméstico mais confiante de que a Selic (taxa básica de juros da economia) poderá terminar o ano em um dígito.
“A queda das taxas de juros de curto prazo no Brasil e nos Estados Unidos, além de valuations (avaliação de empresas) baratos, pode beneficiar o mercado e fazer com que as ações locais apresentem um bom desempenho. A difícil situação fiscal do Brasil continua sendo a principal preocupação dos investidores. A situação não é tão ruim, mas uma mudança quase certa na meta fiscal para 2024 no início do ano deverá gerar volatilidade”, descreve o BTG. Em dezembro, a carteira 10SIM apresentou alta de 3,5%, ante avanço de 5,38% do Ibovespa.
Small caps
Publicidade
A carteira recomendada de ações small caps do BTG Pactual também teve duas alterações para janeiro. Os papéis de PetroReconcavo (RECV3) e SmartFit (SMFT3) foram retirados, enquanto os de Anima (ANIM3) e BR Partners (BRBI11) são as novidades do mês.
O portfólio completo segue com Iguatemi (IGTI11), Tenda (TEND3), São Martinho (SMTO3), Embraer (EMBR3), Cielo (CIEL3), Marcopolo (POMO4), GPS (GGPS3) e Locaweb (LWSA3). Em dezembro, a carteira de small caps acumulou ganhos de 7,2%, ante valorização de 7% do índice SMLL.