O banco BTG Pactual divulgou a carteira recomendada com as dez ações mais recomendadas para janeiro (10SIM) com apenas uma modificação em relação a dezembro: sai Arezzo (ARZZ3) e entra Raia Drogasil (RADL3).
Leia também
“Ainda gostamos das varejistas expostas a grupos de alta renda, como a Arezzo, mas decidimos substituí-la pela rede de drogarias Raia Drogasil”, diz a equipe de estrategistas de análise do banco ao justificar a mudança.
Na avaliação da instituição, os juros altos e a economia desaquecida devem ter impacto negativo no consumo, então a preferência vai para varejistas “mais resilientes”, como a cadeia de farmácias. O papel adiciona “alguma defensividade” ao portfólio.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Estão na carteira também Vale, Itaú Unibanco, WEG, Eletrobras, BB Seguridade, Localiza, PetroRio, Equatorial Energia e o frigorífico Minerva. A Vale tem peso de 15%, e a Minerva de 5%. As demais participam com 10% cada.
Segundo o banco, a mineradora Vale é a melhor opção para explorar a “esperada” reabertura da China, após o fim da política de covid zero no país. A demanda chinesa pode também pressionar os preços do petróleo, daí a escolha da petrolífera PetroRio.
Os juros em alta e a perspectiva de manutenção das taxas em patamar elevado por mais tempo são justificativas para a manutenção do Itaú e BB Seguridade, empresas do ramo financeiro.
Eletrobras e Equatorial trazem a “previsibilidade e resiliência do setor” de energia para a carteira. As empresas do ramo estão entre as preferidas dos analistas, afinal as pessoas têm que pagar a conta para não terem a luz cortada, o que garante previsibilidade para as receitas.
Publicidade
A WEG é a escolha do BTG na área industrial, pois tem mais da metade de seu faturamento fora do Brasil, uma alternativa a eventuais baixas na demanda interna e garantia de pagamentos em dólar. O banco diz que o “valuation” da companhia não é barato, mas ela cresce mais rápido do que seus pares globais.
Para os analistas, a Localiza deve se beneficiar da fusão com a Unidas e de melhores condições de renovação da frota. A Minerva ajuda a diversificar a carteira. O banco avalia que “o ciclo do gado no Brasil está em plena recuperação” e há também “demanda forte e crescente por carne bovina brasileira globalmente”.