Últimas notícias

C6 Bank lança extrato para clientes consultarem pegadas de carbono

Usuários também vão poder comprar créditos de carbono pelo app do banco

C6 Bank lança extrato para clientes consultarem pegadas de carbono
Fachada do predio da C6 Bank, na Av 9 de julho. (Foto: GABRIELA BILO / ESTADAO)

O C6 Bank acaba de lançar o “Extrato de Carbono”, ferramenta que calcula a pegada de carbono de cada cliente, pessoa física ou jurídica, a partir dos gastos cotidianos no cartão de débito e de crédito, além de transferências e Pix.

A novidade está disponível no aplicativo do banco, de forma gratuita, podendo ser acessada como um extrato tradicional de conta corrente.

A ferramenta funciona de forma automática, sem que o usuário precise lançar manualmente os dados na calculadora para obter as informações. “Isso faz com que a estimativa de emissão considere até pequenos gastos, como um cafezinho na padaria, que geralmente ficam de fora quando se tem de informar cada atividade em outras calculadoras”, reforça Alexandra Pain, head de Impacto do C6.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A opção também permite que o cliente compense sua pegada com a compra de créditos de carbono diretamente pelo app. Os recursos obtidos com a venda são destinados a um projeto de conservação ambiental na Amazônia, reconhecido pela Verra, uma das mais prestigiadas certificadoras internacionais de carbono. “Nosso objetivo é dar visibilidade à pegada de carbono e fazer com que as pessoas enxerguem o impacto do consumo individual no aquecimento global e na vida do planeta”, explica Pain.

Os créditos de carbono possibilitam que empresas compensem suas emissões de gases do efeito estufa ao apoiar projetos que reduzem a prática. Basicamente, cada unidade de crédito de carbono corresponde a uma tonelada de gás carbônico equivalente (CO2e) que deixou de ser emitida.

No início de 2023, o banco também aderiu ao Movimento Ambição Net Zero, iniciativa do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, que pretende reduzir 2 gigatoneladas de CO2 em emissões acumuladas até 2030.