Mercado

Ações de bancos caem; analistas apontam quais valem o investimento

Os investidores ainda têm dúvidas sobre a capacidade dos bancos em entregar lucros atrativos

Ações de bancos caem; analistas apontam quais valem o investimento
Banco BTG Pactual (FOTO:Divulgação)
  • Desde o dia 10 de março, as ações dos bancos brasileiros acumulam quedas de até 8,7% em decorrência da crise de confiança no setor bancário no mundo externo
  • No entanto, os especialistas alertam que setor financeiro do Brasil não sofre do mesmo risco de casos semelhantes ao que os investidores acompanharam no exterior
  • A desvalorização dos papéis também se deve ao aumento do provisionamento por causa da inadimplência esperada para 2023

As crises bancárias no exterior impactaram as ações dos bancos listados na Bolsa brasileira. Segundo dados do TradeMap, desde o dia 10 de março até o pregão da segunda-feira (27), os papéis do setor financeiro acumulam perdas de até 8,7%. O intervalo corresponde ao período em que os mercados acompanharam a falência de dois bancos nos Estados Unidos e as crises do Credit Suisse e do Deutsche Bank.

Na terça-feira (28), porém, houve uma correção e o Ibovespa fechou em alta de 1,52%, aos 101.186,43 pontos, o que reduziu as perdas das ações de bancos nacionais para -2,79% entre 10 e 28 de março. Ainda assim, as ações se desvalorizam 7,25% no acumulado de 2023.

Ainda de acordo com o levantamento, as ações BPAC3 do Banco BTG Pactual foram as que apresentaram o pior desempenho no período de 10 a 27 de março, com uma queda de 8,71%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os papéis ITUB4 do Itaú, foram os que menos perderam com esse estresse, apenas 0,75%.

“O problema lá fora estimula as discussões sobre a liquidez no mercado brasileiro. Por isso as ações tiveram um rendimento negativo”, diz Gabriel Gracia, analista da Guide Investimentos. A boa notícia é que a liquidez dos bancos brasileiros segue em patamares elevados ao ponto de tornar mínima a possibilidade de uma crise semelhante à do exterior.

Dúvidas sobre os lucros

O Banco Central (BC), por meio do último relatório de estabilidade financeira, divulgado em novembro, classificou o atual status do sistema bancário do Brasil como defensivo devido à sua liquidez, que segue em um nível confortável e suficiente para absorver perdas em períodos de estresse.

Por outro lado, a estabilidade não significa que o ambiente segue favorável para as instituições financeiras. Os investidores ainda têm dúvidas sobre a capacidade dos bancos em entregar lucros atrativos em períodos de piora no cenário doméstico, como o atual momento.

“Desde o início do ano tivemos um aumento da deterioração do cenário macroeconômico com uma guinada muito forte na piora da perspectiva do campo fiscal”, diz Phil Soares, chefe de análise de ações da Órama.

Desde o resultado das eleições, o mercado financeiro aguarda a proposta do atual governo sobre o novo arcabouço fiscal, que irá substituir a regra do teto de gastos. A previsão era que o documento se tornasse público após a viagem de Lula à China, que foi adiada.

Publicidade

Os acontecimentos no exterior apenas “endossaram” um pessimismo já existente dos investidores com as companhias ao acompanhar o aumento de provisionamento (recursos contra possíveis calotes financeiros) diante do crescimento da inadimplência no País. Essa realidade pode ser vista nos relatórios referentes ao quarto trimestre do ano passado das companhias.

O Bradesco e o Itaú, por exemplo, elevaram os recursos de provisões em virtude do cenário econômico desafiador e também da descoberta da inconsistência contábil da Americanas (AMER3), ocorrido em janeiro. Veja tudo sobre o caso Americanas aqui.

Veja a performance das ações dos principais bancos listados na B3

Ação Banco Retorno de 10 a 27 de março Retorno em 2023*
BBDC3 Bradesco -2,28% -10,35%
BBDC4 Bradesco -4,64% -10,78%
BBAS3 Banco do Brasil -1,12% 11,48%
BPAC3 BTG -8,71% -22,60%
BPAC5 BTG -5,80% -12,19%
BPAC11 BTG -5,85% -20,85%
ITUB3 Itaú -2,16% -6,67%
ITUB4 Itaú -0,75% -4,24%
SANB3 Santander -1,38% -6,87%
SANB4 Santander -3,11% -4,68%
SANB11 Santander -2,22% -6,19%
Fonte:  TradeMap – *Retorno no acumulado de 2023 até o pregão do dia 27 de março

 

“O evento da Americanas, mais todo aquele estresse no mercado de crédito com as notícias de crise da Marisa e da CVC, desaceleraram a oferta de crédito no País. E isso pressionou o setor”, afirma Matheus Guimarães, analista do setor financeiro do Research da XP.

A decisão do governo em reduzir de 2,14% para 1,7% ao mês o teto de juros para o empréstimo consignado aos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também pesou de forma negativa para o desempenho das ações. Com a medida, bancos suspenderam de forma provisória a oferta desta modalidade de empréstimo.

Recomendações

As perspectivas no curto prazo ainda não são otimistas para o cenário doméstico. Isso quer dizer que os bancos podem não reportar lucros atrativos, como os investidores gostariam, nos próximos trimestres. Por outro lado, a realidade não significa que o investidor deva deixar de se posicionar neste setor.

Publicidade

Segundo Danielle Lopes, sócia e analista de ações da Nord Research, há instituições financeiras que estão focadas em linhas de negócios capazes de entregar boas rentabilidades aos acionistas em cenários de juros altos. É o caso do BTG Pactual (BPAC11).

“O BTG Pactual deve estar continuar crescendo com o ROE (retorno sobre o patrimônio) alto, porque está focado em entregar boa rentabilidade aos acionistas, em torno de 20%, e o foco deve continuar na captação de novas fortunas”, diz Lopes. Por isso, a corretora possui recomendação de compra dos papéis BPAC11.

As ações ordinárias do Itaú (ITUB3) também oferecem boas oportunidades de investimentos. A Guide também tem recomendação para manter posição no Itaú e enxerga possibilidade de lucro com as ações do Banco ABC (ABCB4).

Já em relação aos papéis do Santander (SANB3; SANB4; SANB11) e do Bradesco (BBDC4), a recomendação segue neutra. A XP compartilha da mesma visão da Guide sobre esses bancos e também aplica a mesma classificação para as ações do BTG Pactual.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos