O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (15) até sexta-feira (19), contém diversos eventos importantes nacionais e internacionais que os investidores devem ficar de olho.
Leia também
A semana começa com os olhos voltados para a agenda doméstica, a partir da publicação do relatório semanal Focus, na segunda-feira (15). Este documento do Banco Central traz as principais previsões econômicas do mercado. Contamos também com a Secretaria do Comércio Exterior (Secex), que vai divulgar a Balança Comercial semanal, sendo esta um conjunto de dados que mostram a diferença entre as importações e exportações do País. No exterior, teremos a divulgação da produção industrial do mês de novembro da Zona do Euro.
Na terça-feira (16), no Brasil, veremos o Índice de Preços ao Consumidor semanal (IPC-S), a medição oficial da inflação no País. Pouco depois, será lançado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a Pesquisa Mensal de Serviços de novembro. Este indicador permite acompanhar o comportamento dos serviços no País, trazendo por exemplo, dados relacionados à receita bruta do setor nas empresas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Quem também se destacará no dia é a China, a partir dos resultados dos investimento em ativos fixos e investimentos imobiliários de dezembro. Além disso, a gigante asiática vai lançar os números do Produto Interno Bruto (PIB) referente ao 4º trimestre.
Na quarta-feira (17), no território nacional, contamos com o Índice de Preços ao Consumidor semanal do município de São Paulo, calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Veremos ainda, o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) de janeiro, trazido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Este indicador registra a inflação no período compreendido entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do atual. Já na Zona do Euro, teremos o Índice de Preços ao Consumidor (final) de dezembro. Nos Estados Unidos, vale destacar a divulgação das vendas no varejo e a produção industrial do mesmo mês.
Na quinta-feira (18) será publicado, no Brasil, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de novembro, indicador criado para tentar antecipar o resultado do PIB. Já nos EUA, veremos o índice de atividade do Federal Reserve (Fed, o BC do país) Filadélfia de janeiro e os pedidos de auxílio desemprego semanal.
No último dia útil da semana, na agenda nacional, a FGV vai divulgar os números referentes ao Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de janeiro, um indicador de inflação. Na Alemanha, contamos com o Índice de Preço ao Produtor de dezembro. Para encerrar, os EUA, será divulgado Índice de confiança da Universidade de Michigan (preliminar) de janeiro.
Calendário Econômico da Semana
Segunda-feira, 15 de janeiro
Brasil
8:25: BCB: Relatório Focus (semanal)
15:00: Secex: Balança comercial (semanal)
Zona do Euro
07:00: Produção industrial (nov)
Terça-feira, 16 de janeiro
Brasil
8:00: FGV: IPC-S (semanal)
9:00: IBGE: Pesquisa Mensal de Serviços (nov)
Alemanha
04:00: Índice de preços ao consumidor (dez) – final
07:00: Levantamento ZEW de sentimento econômico (jan)
Estados Unidos
10:30: Índice Empire Manufacturing de atividade (jan)
China
23:00: PIB (4º tri.)
23:00: Investimento em ativos fixos (dez)
23:00: Produção industrial (dez)
23:00: Investimentos Imobiliários (dez)
23:00: Taxa de Desemprego (dez)
Quarta-feira, 17 de janeiro
Brasil
05:00: FIPE: IPC (semanal)
08:00: FGV: IGP-10 (jan)
09:00: IBGE: Pesquisa Mensal de Comércio (nov)
14:30: BCB: Fluxo Cambial (semanal)
Zona do Euro
07:00: Índice de preços ao consumidor – final (dez) – final
Estados Unidos
10:30: Vendas no varejo (dez)
11:15: Produção industrial (dez)
Quinta-feira, 18 de janeiro
Brasil
09:00: BCB: Índice IBC-Br de atividade econômica (nov)
Estados Unidos
10:30: Índice de atividade do Fed Filadélfia (jan)
10:30: Pedidos de auxílio desemprego (semanal)
Sexta-feira, 19 de janeiro
Brasil
08:00: FGV: IGP-M (jan)
Alemanha
04:00: Índice de Preço ao Produtor (dez)
Estados Unidos
12:00: Índice de confiança da Universidade de Michigan (jan) – preliminar
Publicidade
Fonte: Depec