

O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (18) até sexta-feira (22), contém diversos eventos importantes nacionais e internacionais que os investidores devem ficar de olho.
Publicidade
O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (18) até sexta-feira (22), contém diversos eventos importantes nacionais e internacionais que os investidores devem ficar de olho.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A semana começa com o foco na agenda doméstica na segunda-feira (18), a partir da divulgação do Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) de março, que registra a inflação no período compreendido entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do atual. O relatório será trazido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Poucas horas depois, teremos o Banco Central (BC) com o Índice IBC-Br de atividade econômica de janeiro. O indicador procura contribuir para a elaboração de estratégia de política monetária.
Já no exterior, é interessante se atentar para a Zona do Euro e para o Chile. O primeiro vai publicar o índice de preços ao consumidor (IPC) de fevereiro (final), um medidor da inflação. Já o país latino-americano vai lançar os números referentes ao Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na terça-feira (19), no Brasil, teremos o relatório semanal Focus feito pelo Banco Central (BC), trazendo as principais previsões econômicas do mercado. Nesse dia, teremos ainda o monitor do PIB de janeiro trazido pela FGV e o IPC da semana da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Na agenda internacional, contamos com o anúncio do Banco Central do Japão sobre a política monetária.
Na quarta-feira (20), o principal evento será do Banco Central do Brasil com o anúncio da taxa básica de juros. Outro destaque que vale mencionar é o resultado do Indicador de Comércio Exterior de fevereiro, publicado pela FGV. Já nos Estados Unidos, o BC (Federal Reserve) anunciará sua decisão de política monetária. Na Argentina, conheceremos os números referente ao PIB do quarto trimestre.
Na quinta-feira (21), teremos o Índice Gerentes de Compras (PMI) composto de março, que é um dado de atividade econômica. Os números serão da Alemanha, Zona do Euro e Reino Unido. Sobre este último e também no México, os respectivos BCs vão anunciar decisão de política monetária. Nos EUA, teremos os pedidos de auxílio desemprego semanal e o índice de atividade do Fed Filadélfia deste mês.
No último dia útil da semana, na sexta-feira (22), na agenda nacional, veremos os resultados da Sondagem do Consumidor de março trazido pela FGV. Na Alemanha, contamos com os dados referentes à pesquisa de sentimento econômico (IFO) do mesmo mês. Para completar, algumas horas depois, na Colômbia, o BC anunciará decisão de política monetária.
Publicidade
Ainda sem data ou horário de publicação, vale lembrar que, no Brasil, a Receita Federal lançará a arrecadação de impostos e contribuições de fevereiro.
08:00: FGV: IGP-10 (mar)
08:00: FGV: IPC-S (semanal)
09:00: BCB: Índice IBC-Br de atividade econômica (jan)
15:00: Secex: Balança comercial (semanal)
07:00: Índice de preços ao consumidor (fev) – final
08:30: PIB (4o tri.)
05:00: FIPE: IPC (semanal)
08:25: BCB: Relatório Focus (semanal)
10:00: CNI: Sondagem industrial (fev)
10:15: FGV: Monitor do PIB (jan)
– Banco Central anunciará decisão de política monetária
08:00: FGV: Indicador de Comércio Exterior (fev)
10:00: CNI: Sondagem Indústria da Construção (fev)
18:30: BCB: Anúncio da taxa básica de juros
15:00: Banco Central anunciará decisão de política monetária
16:00: PIB (4o tri.)
14:30: BCB: Fluxo Cambial (semanal)
05:30 Alemanha Índice PMI S&P Global composto (mar) – preliminar
06:00: Índice PMI S&P Global composto (mar) – preliminar
06:30: Índice PMI composto (mar) – preliminar
09:00: Banco Central anunciará decisão de política monetária
09:30: Pedidos de auxílio desemprego (semanal)
09:30: Índice de atividade do Fed Filadélfia (mar)
16:00: Banco Central anunciará decisão de política monetária
08:00: FGV: Sondagem do Consumidor (mar)
10:00: CNI: Resultados Setoriais – ICEI (mar)
06:00: Pesquisa de sentimento econômico – IFO (mar)
15:00: Banco Central anunciará decisão de política monetária
– Receita Federal: Arrecadação de impostos e contribuições (fev)
Fonte: Depec
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador