

O calendário econômico da semana, de segunda-feira (2) a sexta-feira (6), inclui eventos importantes nacionais e internacionais para os investidores manterem no radar.
Publicidade
O calendário econômico da semana, de segunda-feira (2) a sexta-feira (6), inclui eventos importantes nacionais e internacionais para os investidores manterem no radar.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A semana começa de olho na agenda doméstica com a medição da inflação no Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) da Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Relatório Focus, na segunda-feira (2). Este último é um documento elaborado pelo Banco Central do Brasil (BCB) e traz as principais previsões econômicas do mercado.
No exterior, o destaque é o México, com os resultados das remessas ao exterior de julho.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na terça-feira (3) será publicado novamente o IPC-S, dessa vez feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e com o resultado sobre a cidade de São Paulo. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do segundo trimestre também será compartilhado com o mercado.
No México, sairá a taxa de desemprego de julho e nos EUA, com o resultado Índice ISM da indústria de transformação. Já a China verá o Índice de Gerentes de Compras Composto, ou PMI Composto, que calcula as atividades de manufatura e serviços.
Na quarta-feira (4) teremos novamente o PMI Composto, como destaque do dia a partir da divulgação no Brasil, Alemanha, Reino Unido e Zona do Euro. Na Europa, é interessante os investidores ficaram de olho no Índice de Preços ao Produtor (IPP ou PPI), que é um indicador de inflação que mede a variação nos preços médios recebidos pelos produtores nacionais de bens e serviços.
Nos Estados Unidos, será divulgada a balança comercial, que aborda os valores das importações e das exportações de mercadorias. Durante a tarde, sai ainda o Livro Bege, um relatório sobre as atuais condições econômicas em cada um dos 12 distritos do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).
Publicidade
Na quinta-feira (5) será compartilhada com o mercado a balança comercial do Brasil em agosto. Na Zona do Euro, veremos as vendas no varejo, que mede todos os produtos vendidos pelos varejistas durante o mês. Nos Estados Unidos, vale a pena manter no radar o lançamento do PMI Composto de agosto e os pedidos de auxílio desemprego.
Na sexta-feira (6), será publicado o Índice Geral de Preços de Disponibilidade Interna (IGP-DI), que registra a alta de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços ao consumidor final. Na Zona do Euro, contamos com os dados do PIB no segundo trimestre. Para completar, nos EUA, saem os números da taxa de desemprego de agosto.
Ainda sem data ou horário marcados, o Tesouro brasileiro vai lançar nesta semana o resultado primário do Governo Central e o Relatório Mensal da Dívida Pública de julho.
08:00: FGV: IPC-S (semanal)
08:25: BCB: Relatório Focus (semanal)
12:00: Remessas ao exterior (jul)
05:00: FIPE: IPC (semanal)
09:00: IBGE: PIB (2º tri)
– Fenabrave: Emplacamentos de veículos (ago)
09:00: Taxa de desemprego (jul)
11:00: Índice ISM da indústria de transformação (ago)
22:45: Caixin: Índice PMI Composto (ago)
09:00: IBGE: Pesquisa Industrial Mensal (jul)
10:00: S&P Global: Índice PMI composto (ago)
14:30: BCB: Índice Commodities Brasil – IC-Br (ago)
14:30: BCB: Fluxo Cambial (semanal)
04:55: S&P Global: Índice PMI composto (ago) – final
05:00: S&P Global: Índice PMI composto (ago) – final
06:00: Índice de preços ao produtor (jul)
05:30: S&P Global: Índice PMI composto (ago) – final
09:30: Balança comercial (jul)
15:00: Fed: Livro Bege
10:00: Anfavea: Produção e venda de veículos (ago)
15:00: Balança comercial (ago)
06:00: Vendas no varejo (jul)
09:30: Pedidos de auxílio desemprego (semanal)
10:45: S&P Global: Índice PMI composto (ago) – final
11:00: Índice ISM do setor de serviços (ago)
– Criação de empregos formais (ago)
08:00: FGV: IGP-DI (ago)
03:00: PIB (2º tri) – final
09:30: Taxa de desemprego (ago)
– Tesouro: Resultado primário do Governo Central (jul)
– Tesouro: Relatório Mensal da Dívida Pública (jul)
Publicidade
Fonte: Depec
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador