Últimas notícias

Campos Neto: Cooperativismo ganhou relevância como provedor de crédito

O presidente do BC ainda afirmou que a autarquia atuou pela aprovação do novo marco legal do cooperativismo

Campos Neto: Cooperativismo ganhou relevância como provedor de crédito
Presidente do Banco Central falou sobre regulamentação de fintechs e criptomoedas. Foto: Dida Sampaio/Estadão

(Thaís Barcellos, Estadão Conteúdo) – O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou há pouco que o cooperativismo vem ganhando relevância na oferta de crédito para pessoas físicas e micro, pequenas e médias empresas. A declaração foi dada na abertura do evento “Modernização da Lei Complementar 130/2009”, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Campos Neto citou dados de junho e ressaltou que, em 12 meses, o crescimento da carteira nacional de crédito cooperativo cresceu 29%, superior ao avanço do sistema financeiro como um todo, de 17%. “Temos constatado de forma recorrente que crescimento do setor ocorre acima de outros segmentos.
Fizemos medidas importantes para que a cooperativa tivesse acesso à captação”, disse. “E o mais importante é que esse crescimento se dá de forma consistente e estruturada, com educação e inclusão financeira”, completou.

O presidente do BC ainda afirmou que a autarquia atuou pela aprovação do novo marco legal do cooperativismo, promulgado recentemente e que a lei faz parte do esforço do órgão para o desenvolvimento do setor.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em sua avaliação, a nova legislação também contribui para que o sistema esteja pronto para as transformações no ambiente financeiro, com mais competição e inovação. “A promulgação representa um passo importante na trajetória de sucesso do cooperativismo”, considerou. “Esperamos uma significativa ampliação das atividades do cooperativismo de crédito”, acrescentou.