Últimas notícias

Captação com renda variável até setembro é o maior da série histórica

Desempenho do mercado de capitais foi destacado por José Eduardo Laloni, vice-presidente da Anbima

Quando uma empresa não paga suas dívidas, quais são as medidas a serem tomadas? Saiba mais sobre calote em empresa (Fonte: Pexels)

O vice-presidente da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), José Eduardo Laloni, destacou na apresentação sobre o desempenho do mercado de capitais o volume de R$ 123,7 bilhões em captações feitas por meio de ofertas de ações até setembro, citando ser o maior da série histórica da associação, desde 2011.

“Os números mostram que apesar da instabilidade o mercado segue operando”, disse Laloni. Ele acredita que a perspectiva de o juro subir mais até o final do ano, podendo alcançar 8%, e o processo inflacionário podem ter impacto no volume de ofertas.

Mas, segundo ele, o importante é que as empresas continuam tendo interesse em acessar à bolsa para levantar recursos, fazendo com que a fila de propostas de ofertas nos bancos seja muito forte. “Isso é demonstração de que, apesar da demanda mais fraca em alguns momentos, o fluxo de propostas de abertura de capital é muito grande”, citou.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Vamos ter um último trimestre de juro mais alto e então a atratividade dos IPOs (sigla em inglês para ofertas iniciais) sofrerá influência. Mas o mercado de capitais é outro, com o total crescente de pessoas físicas que acessam à bolsa, as plataformas digitais ampliando a base de investidores, com educação financeira, e isso veio para ficar. Um trimestre mais fraco e outro mais forte deve ser a realidade”, explicou.

Laloni disse ainda que, momentaneamente, alguns setores estão mais afetados, pelo desempenho em bolsa, o que torna o investidor mais seletivo e isso atrapalha a emissão de novas ações por novas empresas. Entre eles, o setor de tecnologia, setor de saúde e educação. Existem, ao mesmo tempo, setores que estão subrepresentados na bolsa, como do agronegócio.

No mercado de renda fixa, o vice-presidente da Anbima citou o alongamento dos prazos das debêntures, inclusive das tradicionais, e a maior representação dos fundos de investimento nas ofertas, indicando que os investidores estão voltando a comprar esses papéis. Em 2020, eles adquiriram 23% das ofertas, sendo os bancos os maiores subscritores desses papéis, ficando com 64% das emissões feitas. Até setembro deste ano, a participação dos fundos subiu para 36,7%, enquanto dos bancos caiu para 45,1%.

Laloni chamou atenção também para a movimentação no mercado secundário de debêntures, que atingiu patamar de R$ 150,3 bilhões até setembro. “O mercado secundário tem sido muito forte e provavelmente vamos bater o recorde de mercado secundário da série histórica”, comentou.