Pesquisa mostra que o o consumidor brasileiro dá preferência ao uso dos cartões de crédito e débito como meio de pagamento. Foto: Adobe Stock
Uma pesquisa da Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, em parceria com o Instituto Datafolha, revela que 42% dos brasileiros devem realizar compras de produtos ou serviços na próxima Black Friday. Em média, o consumidor planeja gastar R$ 1.422. No total, a Abecs projeta que o valor movimentado no período deve chegar a R$ 15 bilhões.
O levantamento mostra que o consumidor brasileiro dá preferência ao uso dos cartões de créditoe débito como meio de pagamento, citados por mais da metade dos entrevistados (58%). No geral, entre aqueles que preferem pagar com cartão de crédito, 85% pretendem parcelar sua compra.
A pesquisa ouviu 1.949 pessoas. O tempo de aplicação do questionário foi de 5 minutos, com a coleta de dados sendo realizada entre 14 e 15 de outubro de 2025.
Em relação ao local de compra, 55% dos participantes afirmam preferir as lojas físicas, enquanto 48% optam pelo e-commerce.
As regiões Norte (56%) e Centro-Oeste (46%) lideram as intenções de compra de produtos e serviços. Em seguida está o Nordeste, com 44% de intenção de compra. Sudeste (38%) e Sul (37%) apresentam os menores índices.
Apesar de liderar a intenção de compra, a região Norte é a que tem menor estimativa de valor a ser gasto: R$ 1.146. O Nordeste (R$ 1.321) também registrou valor abaixo da média nacional. Por outro lado, os valores das regiões Sudeste (R$ 1.436), Sul (R$ 1.524) e Centro-Oeste (R$ 1.888) estão acima da média.
Os consumidores mais jovens lideram as intenções de compra: 57% dos entrevistados entre 18 e 24 anos pretendem aproveitar as promoções, seguidos pelo grupo de 25 a 34 anos, com 53%. Os percentuais caem nas faixas seguintes: 45% entre 35 e 44 anos, 38% entre 45 e 59 anos e 24% entre os com 60 anos ou mais.
Quando o foco é o valor gasto, os maiores tíquetes médios aparecem entre pessoas de 45 a 59 anos (R$ 1.539) e de 25 a 34 anos (R$ 1.486). Em seguida, vêm os consumidores com 60 anos ou mais (R$ 1.398) e aqueles entre 35 e 44 anos (R$ 1.395). Já o público mais jovem, de 18 a 24 anos, embora lidere nas intenções de compra, planeja desembolsar menos, com gasto médio de R$ 1.238.
Os produtos mais cobiçados
Eletrodomésticos (33%) e eletrônicos (28%) lideram as intenções de compra nesta Black Friday, segundo pesquisa da Abecs. Dentro dessas categorias, 6% das compras devem ser destinadas à aquisição de geladeira ou refrigerador e 4% à máquina de lavar. Entre os eletrônicos, o celular aparece como o item mais desejado, com 9% das intenções, seguido de televisores (8%).
No que se refere ao vestuário, o porcentual chega a 26% de intenção de compra, principalmente de camisas e calças. Outros 10% pretendem investir em calçados. Já móveis (13%) e produtos de beleza e cosméticos (4%) completam a lista dos itens mais buscados.