Últimas notícias

Cemig tem lucro líquido de R$1,94 bilhões no 2º trimestre

lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização ajustado foi de 1,32 bilhão de reais

Cemig tem lucro líquido de R$1,94 bilhões no 2º trimestre
(Foto Marcelo Min/Estadão)

(Reuters) A elétrica estatal mineira Cemig reportou nesta segunda-feira, 17, lucro líquido de 1,94 bilhão de reais no segundo trimestre de 2021, alta de 80% em relação a igual período do ano passado, apontando resultados positivos tanto nas operações de geração e transmissão quanto de distribuição.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado foi de 1,32 bilhão de reais, avanço de 39,2% na comparação anual, acrescentou a Cemig em relatório.

A empresa disse que o resultado foi influenciado principalmente por um salto de 112,7% no Ebitda da Cemig GT, para 1,7 bilhão de reais, diante de fatores como um reconhecimento de 910 milhões de reais pelo ressarcimento do risco hidrológico (GSF).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Cemig também reportou um avanço de 11,3% no Ebitda de sua unidade de distribuição, puxado por um aumento de 12,4% na energia distribuída e menor PECLD em função do reforço nas iniciativas de cobrança e alteração de metodologia.

Além disso, mencionou um crescimento de 85,7% no volume de gás vendido pela Gasmig frente ao segundo trimestre de 2020, “em função da forte recuperação do segmento industrial e despacho de térmicas”, em momento em que o Brasil atravessa grave crise hídrica e requer maior acionamento de usinas termelétricas.

As vendas de energia da Cemig atingiram 13.352 gigawatts-hora (GWh) no trimestre até junho, avanço de 4,2% no ano a ano, enquanto a receita líquida da empresa somou 7,35 bilhões de reais no período, aumento de 33,7%.

A empresa também disse possuir uma “sólida posição de caixa”, que fechou o trimestre em 7 bilhões de reais, variação positiva de 20,5% na comparação anual.