(Estadão Conteúdo) – Qual é a moeda da China? A moeda oficial da China é chamada Renmimbi (RMB), em livre tradução “Moeda do povo”. No entanto, é mais conhecida no mercado internacional como yuan, que é a unidade de conta usada na economia do país. E quanto vale a moeda chinesa? Saiba mais sobre isso.
Qual é o valor da moeda da China?
No final de agosto de 2022, o valor da moeda da China caiu ao menor nível frente ao dólar em dois anos e tende a desvalorizar mais à medida que o Banco do Povo da China (PBoC, o Banco Central chinês) se mobiliza para combater a desaceleração econômica e uma grave crise imobiliária.
Leia também
O yuan chegou a ser negociado a 6,86 por dólar no altamente controlado mercado onshore da China, tocando patamares vistos pela última vez em agosto de 2020, segundo a FactSet.
No mercado offshore, onde os negócios são menos controlados, a moeda chinesa se enfraqueceu para cerca de 6,88 por dólar, trazendo a queda acumulada no ano para mais de 8%.
Por que a moeda da China sofreu queda no valor?
O baixo valor da moeda da China se deve em parte à continuidade da valorização do dólar. Mas foi deflagrada também por uma recente série de dados que apontam fragilidade na economia chinesa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em julho de 2022, alguns dados evidenciaram evidenciaram a ampla fraqueza econômica, como:
- Produção das fábricas;
- Investimentos;
- Gastos com consumo;
- Números sobre empregos entre jovens.
O PBoC vem reduzindo suas principais taxas de juros desde a terceira semana de agosto de 2022, numa tentativa de reavivar a recuperação econômica da China. Os cortes, porém, têm sido prejudiciais para o valor do yuan frente ao dólar porque o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) vem seguindo na direção contrária.
O Fed elevou seus juros básicos em 75 pontos-base tanto em junho quanto em julho, na sua campanha mais agressiva de aumentos de taxas desde a década de 1980.
Qual é o futuro da moeda da China?
O ciclo de aperto monetário do Fed disparou uma ampla liquidação de moedas asiáticas neste ano, incluindo quedas de mais de 10% do iene japonês e do won sul-coreano.
O yuan também foi atingido com força, mas a moeda da China tem encontrado mais sustentação do que outras, à medida que operadores apostam na boa saúde da economia chinesa no longo prazo, segundo o estrategista global de mercados do J.P. Morgan Asset Management, Chaoping Zhu.
Fonte: Dow Jones Newswires.
Publicidade