Últimas notícias

Cielo/ICVA: Vendas no varejo caem 9,8% em dezembro na comparação anual

  • Em termos nominais, ou seja, sem descontar a inflação, a queda foi de 3,4%, de acordo com o levantamento

(Estadão Conteúdo) – As vendas no varejo brasileiro caíram 9,8% em dezembro na comparação com o mesmo mês de 2019, de acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), divulgado há pouco pela empresa. Em termos nominais, ou seja, sem descontar a inflação, a queda foi de 3,4%, de acordo com o levantamento. Segundo a Cielo, a queda seria ainda maior desconsiderando os efeitos das festas de fim de ano, que em dezembro beneficiaram o resultado do varejo.

Sem isso, o índice do mês apresentou queda de 10,9%, descontada a inflação. Em termos nominais, o ICVA apresentou retração de 4,6%. “Em dezembro, o varejo voltou a desacelerar, assim como havia ocorrido em novembro, interrompendo uma tendência de recuperação que vinha desde abril, possivelmente já refletindo um impacto da nova onda de covid-19”, afirma o diretor de inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, em nota.

De acordo com o levantamento, o macro setor de bens não duráveis sofreu aceleração, com destaque para supermercados e hipermercados. Já os macro setores de bens Duráveis e semiduráveis e serviços desaceleraram em dezembro. A Cielo chama atenção para a queda no setor de alimentação (bares e restaurantes).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Todas as regiões do País apresentaram desaceleração na passagem mensal do indicador, de acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário. No Sudeste, a queda foi de 12,4%, seguida das regiões Nordeste (-10,5%), Sul (-10,5%), Centro-Oeste (-6,3%) e Norte (-0,6%). Natal As vendas no varejo total caíram 1,8% no período compreendido entre os dias 19 de dezembro e 25 de dezembro em comparação com igual período de 2019. O crescimento no e-commerce foi de 15,5% – desconsiderando o bloco de turismo e transporte, o crescimento seria de 81,7%.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos