Últimas notícias

Cielo/ICVA: Vendas no varejo caem 9,8% em dezembro na comparação anual

  • Em termos nominais, ou seja, sem descontar a inflação, a queda foi de 3,4%, de acordo com o levantamento

(Estadão Conteúdo) – As vendas no varejo brasileiro caíram 9,8% em dezembro na comparação com o mesmo mês de 2019, de acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), divulgado há pouco pela empresa. Em termos nominais, ou seja, sem descontar a inflação, a queda foi de 3,4%, de acordo com o levantamento. Segundo a Cielo, a queda seria ainda maior desconsiderando os efeitos das festas de fim de ano, que em dezembro beneficiaram o resultado do varejo.

Sem isso, o índice do mês apresentou queda de 10,9%, descontada a inflação. Em termos nominais, o ICVA apresentou retração de 4,6%. “Em dezembro, o varejo voltou a desacelerar, assim como havia ocorrido em novembro, interrompendo uma tendência de recuperação que vinha desde abril, possivelmente já refletindo um impacto da nova onda de covid-19”, afirma o diretor de inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, em nota.

De acordo com o levantamento, o macro setor de bens não duráveis sofreu aceleração, com destaque para supermercados e hipermercados. Já os macro setores de bens Duráveis e semiduráveis e serviços desaceleraram em dezembro. A Cielo chama atenção para a queda no setor de alimentação (bares e restaurantes).

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Todas as regiões do País apresentaram desaceleração na passagem mensal do indicador, de acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário. No Sudeste, a queda foi de 12,4%, seguida das regiões Nordeste (-10,5%), Sul (-10,5%), Centro-Oeste (-6,3%) e Norte (-0,6%). Natal As vendas no varejo total caíram 1,8% no período compreendido entre os dias 19 de dezembro e 25 de dezembro em comparação com igual período de 2019. O crescimento no e-commerce foi de 15,5% – desconsiderando o bloco de turismo e transporte, o crescimento seria de 81,7%.