

Pela primeira vez em seis anos, as comissões pagas pelos comerciantes nas transações com maquininhas aumentaram, e a Cielo, líder de mercado, voltou a ganhar espaço, em duas tendências que refletem os efeitos da alta da taxa básica de juros. As conclusões são do UBS BB, que fez uma análise do mercado de adquirência no País em 2022.
“A pesquisa mostrou que as tendências de MDR (sigla em inglês para taxa descontada do comerciante), com as taxas subindo após seis anos consecutivos em queda (provavelmente refletindo custos de captação maiores)”, afirma a equipe do banco, encabeçada por Kaio Prato e Thiago Batista.
A taxa média passou de 2,1% em outubro de 2021 para 2,8% no final do ano passado, no crédito, e de 1,3% para 1,6%, no débito. Além disso, em meio aos reajustes, passou de 10% para 34% a porção dos comerciantes que não sabem exatamente o quanto estão pagando.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
De acordo com eles, a Cielo ganhou volume processado e também presença entre os clientes pela primeira vez desde o início da série histórica, reforçando sua posição de liderança. Sob os critérios do UBS, a PagSeguro ficou em segundo lugar, e a Stone, em terceiro, ultrapassando a Rede. Em volume de transações, a empresa do Itaú Unibanco é a segunda maior do mercado brasileiro.
Os analistas afirmam que a retomada da Cielo está relacionada a fatores como os reajustes de preço ao longo dos últimos anos, bem como a melhorias nos níveis de serviço, à diversificação dos canais de distribuição e a outros pontos. Embora os balcões bancários ainda sejam o principal meio de venda da companhia, a distribuição própria deve ganhar espaço, segundo o UBS.
A PagSeguro, por outro lado, tem uma oportunidade relevante na visão da casa, com clientes menos satisfeitos com suas contas bancárias tradicionais. A empresa é dona do PagBank, banco digital ao qual tem dado tração, e que tem como um dos objetivos aumentar a quantidade de serviços financeiros utilizados pelos clientes das maquininhas.
O maior vencedor em ganhos de presença e volume, porém, foi o Mercado Pago, controlado pelo Mercado Livre. Prato e Batista destacam que a companhia tem a maior penetração em contas digitais, além de um apetite de crédito maior, com bons índices de aceitação.
Publicidade
Em sua pesquisa, o UBS detectou ainda que há uma quantidade menor de comerciantes utilizando apenas maquininhas de marcas de menor porte, o que indica uma maior cautela desses competidores ao vender equipamentos em 2022. A quantidade de clientes que usam duas ou mais maquininhas ficou em 40%, mas aumentou a “exclusividade” entre as líderes do setor. Sob essa métrica, a PagSeguro lidera, com 13%, 2 pontos porcentuais acima de outubro de 2021, enquanto a Cielo avançou 1 ponto, para 12%.