Os dados de ontem mostrando deflação de 1,16% do IGP-DI nos últimos 12 meses, enquanto o IPCA registrou +4,7% no mesmo período impactam os shoppings, diz o Citi, que vê a Aliansce Sonae como uma vencedora de curto prazo, pois 30% de seus contratos estão vinculados ao IPCA, enquanto a Multiplan utiliza o IGP-DI para 100% de seus contratos e a Iguatemi usa o IGP-M para 97% de seus arrendamentos. A longo prazo, no entanto, os contratos ligados ao IGP são preferíveis, uma vez que o índice acumulou uma maior valorização em relação ao IPCA nos últimos dez anos.
Leia também
A maioria dos aluguéis no Brasil utiliza o índice de inflação IGP/FGV como mecanismo de ajuste anual. Os contratos de locação para os shoppings brasileiros não permitem reajustes negativos; no entanto, são estimadas quedas de inflação na composição do índice acumulado do período. Ou seja, se a deflação de janeiro for de -1% e a de fevereiro for de +2%, os contratos com aniversário de janeiro não serão ajustados para baixo, mas os de fevereiro só serão ajustados em 1%, explica o Citi.
A principal distinção entre IGP-M e IGP-DI é o intervalo de tempo para a coleta de dados. O IGP-DI faz referência do primeiro ao último dia do mês, enquanto o IGP-M começa no dia 21 do mês anterior ao dia 20 do mês de referência.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os principais riscos do setor de shoppings, na visão da casa, incluem sensibilidade ao emprego, salários reais e crescimento das vendas no varejo. As ações do setor também enfrentam sensibilidade acima da média às taxas de juros reais devido à natureza produtora de renda de longo prazo das empresas.
Para a Aliansce Sonae, o Citi tem preço-alvo de R$ 21,00. Os riscos específicos da empresa incluem inadimplência, vacância e rotatividade de inquilinos, pois a ocupação é um fator-chave das receitas. Uma integração mais lenta/mais difícil, que diminuiria as sinergias, é um risco adicional, diz o banco.
Já para Iguatemi e Multiplan, o preço-alvo do banco é de R$ 28,00 para as duas, e ambas as empresas possuem os mesmos riscos de inadimplência, vacância e rotatividade de inquilinos da Aliansce Sonae, segundo o Citi, que cita também a renovação contínua de arrendamentos de longo prazo com inquilinos representando risco tanto positivo quanto negativo para as duas companhias