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Citi revisa recomendação e preço-alvo para Assaí (ASAI3) e Carrefour (CRFB3); veja os detalhes

Os analistas estão mais cautelosos em relação ao médio prazo no que diz respeito ao cenário competitivo

Citi revisa recomendação e preço-alvo para Assaí (ASAI3) e Carrefour (CRFB3); veja os detalhes
(Foto: Assai Atacadista)

O Citi rebaixou a recomendação do Assaí (ASAI3) de compra para neutra, apontando que o atual múltiplo de 19 vezes e 13 vezes o Preço por Lucro (P/E, na sigla em inglês) esperado para 2024 e 2025, respectivamente, parece exigente, com uma assimetria ascendente limitada. O banco também atualizou os modelos para o Carrefour (CRFB3), removendo a classificação de alto risco, mas permanecendo com recomendação neutra, uma vez que o valuation (em 20 vezes e 11 vezes o P/E de 2024 e 2025, respectivamente) também parece exigente.

“No curto prazo, vemos um risco crescente de menor crescimento das receitas devido à persistente (baixa) inflação alimentar. Vendo como os preços das principais culturas brasileiras diminuíram, acreditamos que a inflação alimentar, ou seja, o indicador antecedente para as organizações, o crescimento da receita, pode ser menor do que o esperado anteriormente”, afirmam os analistas João Pedro Soares, e Felipe Reboredo, em relatório enviado a clientes.

O Citi reduziu a expectativa de faturamento do Assaí em 18% e 12% para 2024 e 2025, respectivamente, em função das vendas (inflação alimentar) e maiores despesas financeiras. Para o Carrefour, o banco aumentou o lucro em 2,8% e 3,2% em função de menores despesas financeiras, decorrentes da gestão de passivos.

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Os analistas, contudo, mencionam que estão cada vez mais cautelosos em relação ao médio prazo no que diz respeito ao cenário competitivo, com mais unidades oferecendo serviços e itens diversos, gerando menor competitividade de preços e aumento da saturação do mercado em determinadas regiões.

“Continuamos gostando do modelo Cash&Carry, dada a sua proposta de valor única, potencial de crescimento e forte geração de caixa. Porém, é inegável que o formato enfrenta um processo de reestruturação após as fortes inaugurações de lojas dos últimos anos”, ponderam os analistas.

Do lado positivo, tanto o Assaí quanto o Carrefour deve ter contribuição de unidades convertidas, ou seja, à medida que as unidades amadurecem, haverá vendas mesmas lojas (SSS) incremental.

O preço-alvo do Assaí foi elevado de R$ 14 para R$ 15, o que corresponde a um potencial de valorização de 15,7% sobre o fechamento de segunda-feira, 15. Já o preço-alvo do Carrefour subiu de R$ 12,50 para R$ 13,50, equivalente a um potencial de alta de 13,6% sobre o fechamento de ontem.

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