Últimas notícias

Como a IA pode ajudar a prever o futuro dos cortes da Selic?

Gestora desenvolveu indicador para monitorar semanalmente as probabilidades de corte da taxa básica de juros

Como a IA pode ajudar a prever o futuro dos cortes da Selic?
Entenda como a IA pode ajudar a prever o rumo dos cortes da Selic. Foto: Adobe Stock

Após o Comitê de Política Monetária (Copom) mudar a sinalização para os cortes da Selic em suas próximas reuniões, investidores têm se questionado se a redução de 0,5 ponto percentual (p.p) na taxa básica de juros brasileira está prestes a acabar. Isso porque, em seu comunicado, o Comitê indicou a continuidade do ritmo de corte apenas para a decisão de maio, abrindo espaço para reduzir os juros em 0,25 p.p na reunião que acontecerá entre 18 e 19 de junho.

Em um cenário de incertezas, a Equus Capital tem contado com a ajuda da Inteligência Artificial (IA) para estimar o futuro da Selic. Semanalmente, a gestora divulga o Índice Equus de Precificação da Selic (IEPS), que estima a probabilidade indicada pelo mercado de alteração na próxima reunião do Copom, através da coleta e tratamento de dados pela IA.

“Analisando os dados, vemos que a probabilidade de corte indicada pelo IEPS, neste momento, é de 93,6%. Vale lembrar que, no dia anterior à última reunião do Copom, o mercado indicava uma probabilidade de 93,5%”, afirma Felipe Uchida, head do departamento de análises quantitativas e sócio da Equus Capital.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Após as decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos na última semana, a gestora também observou um aumento de quase 30% no número de contratos em aberto no mercado de opções de Copom, passando de 16.362 para 21.175. Esses contratos em aberto representam operações que ainda não foram fechadas, entregues ou liquidadas de forma financeira.

Vale destacar que as opções de Copom são instrumentos que representam grandes palpites coletivos sobre como a Selic pode se comportar no futuro, considerando assuntos macro e microeconômicos. Esses contratos são, portanto, uma forma dos investidores mostrarem o que eles acreditam que ocorrerá nas reuniões futuras do Copom.

De acordo com Felipe Vasconcellos, sócio da Equus Capital, dados econômicos devem ser monitorados à frente para que os investidores consigam estimar os próximos passos da autoridade monetária. “A inflação do mês de março e abril, assim como a minuta da última reunião do Federal Reserve (Fed), serão determinantes para o Banco Central manter ou tirar o pé do acelerador. Felizmente, o BC já deixou claro que não cederá a nenhuma pressão política e continuará tomando decisões estritamente com base técnica”, ressalta.

Como mecanismo para prever os rumos da Selic, o IEPS, desenvolvido pela Equus Capital, se mostra uma alternativa ao Boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central, com base em uma pesquisa feita com 120 instituições financeiras sobre as projeções dos principais indicadores econômicos.

“O Focus é o principal relatório do mercado financeiro para tentar prever o futuro da economia brasileira, entretanto, sua metodologia é baseada na mediana, o que torna difícil saber qual a probabilidade real atribuída pelo mercado para aquela previsão”, explica Uchida.

Publicidade