A Copel (CPLE6) informou no domingo, 9, que recebeu do BNDES Participações (BNDESPar), acionista relevante da companhia, uma carta que pede a retirada dos itens da ordem do dia da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) a ser realizada nesta segunda-feira, 10, relativos à eventual conversão de ações preferenciais em ordinárias e migração da companhia para o segmento especial de listagem da B3 denominado Novo Mercado.
Leia também
Segundo a companhia, a eventual retirada dos itens do Novo Mercado da pauta não interfere nas demais ordens do dia, especialmente na proposta de transformação da Copel em companhia de capital disperso e sem acionista controlador (transformação em corporação). Assim, a Copel esclarece que a AGE, quando instalada, deliberará sobre a retirada dos itens do Novo Mercado da ordem do dia.
Em carta, o BNDESPar afirma que a conversão de ações e a migração da companhia para o Novo Mercado levam a uma “potencial redução de direitos que são conferidos aos acionistas preferencialista pelas regras vigentes sem qualquer compensação, seja de cunho econômico ou político, notadamente em face da limitação ao exercício do direito de voto delineado na Lei Estadual nº 21.272/2022”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Já a administração da Copel diz que o Novo Mercado é um segmento especial exclusivo para companhias que adotam as mais elevadas práticas de governança corporativa, um dos pilares da estratégia da Copel, e analisará oportunamente a submissão de tais matérias à deliberação dos acionistas.