Últimas notícias

CPI marca depoimento de Miguel Gutierrez, ex-CEO da Americanas (AMER3)

Comissão também pode ouvir outro executivo envolvido em suposta fraude

CPI marca depoimento de Miguel Gutierrez, ex-CEO da Americanas (AMER3)
Fachada da Americanas. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
  • A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta para investigar o caso da Americanas (AMER3) marcou a data para o depoimento de Miguel Gutierrez
  • Em fato relevante publicado no dia 13 de junho, Gutierrez foi listado entre as pessoas envolvidas na suposta fraude cometida pela antiga diretoria da empresa
  • Além dos depoimentos, a sessão da Comissão deve contar com uma audiência pública onde serão realizadas perguntas para auditorias

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta para investigar o caso da Americanas (AMER3) marcou a data para o depoimento de Miguel Gutierrez, ex-CEO da varejista que ocupou o cargo por mais de duas décadas. O executivo foi convocado para a próxima sessão da CPI, no dia 4 de julho, mas ainda não confirmou presença.

Em fato relevante publicado no dia 13 de junho, Gutierrez foi listado entre as pessoas envolvidas na suposta fraude cometida pela antiga diretoria da empresa. Ele deixou o cargo em dezembro de 2022, quando então deu lugar a Sérgio Rial, executivo que revelou o rombo da companhia em janeiro deste ano.

Fábio da Silva Abrate, ex-diretor financeiro e de relações com investidores da Americanas, também está presente na lista de acusados da fraude e pode ser ouvido pela CPI no dia 4 de julho, caso confirme sua presença.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além dos depoimentos, a sessão da Comissão deve contar com uma audiência pública onde serão realizadas perguntas para Carla Bellangero, sócia de auditoria da KPMG no Brasil, e Fábio Cajazeira Mendes, líder de auditoria da PwC, ambos com presenças confirmadas. As duas empresas se revezaram na análise de informações contábeis da Americanas nos últimos anos.

Outro processo que está na pauta da CPI é a análise de requerimentos de deputados, que incluem pedidos para a convocação de Camille Loyo Faria, atual diretora financeira e de relações com investidores, para prestar depoimento, além de solicitação à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para compartilhamento de todos os processos administrativos instaurados sobre o caso.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos