Criptomoedas

Países emergentes lideram adoção mundial de criptomoedas

Vietnã, Filipinas e Ucrânia estão nos três primeiros lugares; Brasil está em sétimo

Países emergentes lideram adoção mundial de criptomoedas
O valor do bitcoin e de outras criptomoedas é garantido pela sua tecnologia e aceitação no mercado. (Fonte: WorldSpectrum/Pixabay/Reprodução)

O levantamento feito pela americana Chainalysis divulgou nesta quarta-feira (14) os vinte países que mais adotaram criptomoedas em suas economias. Entre eles, países asiáticos e sul-americanos como Vietnã, Filipinas, Índia, Brasil, Argentina e Colômbia se destacaram; todos foram classificados como economias de renda média alta e média baixa, de acordo com padrão de classificação do Banco Mundial.

Os mercados emergentes dominaram o ranking – as únicas potências econômicas de alta renda foram os Estados Unidos (5° lugar) e Reino Unido (17° lugar). A China, classificada como renda média alta, voltou ao top 10 da lista após quatro anos com a décima posição. O Vietnã permanece mais um ano em primeiro lugar, confirmando levantamento feito em 2020 relata que 21% da população afirma usar ou possuir ativos digitais.

“Os usuários em países de renda média baixa e média alta geralmente confiam em criptomoedas para enviar remessas, preservar suas economias em tempos de volatilidade da moeda fiduciária e atender a outras necessidades financeiras exclusivas de suas economias”, descreve o documento. A Chainalysis ranqueou 154 países dos quais 18 dos vinte melhores colocados em adoção de ativos digitais são economias emergentes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Brasil também subiu sete posições em relação a 2021 e conquistou o sétimo lugar, se tornando o líder na adoção de criptoativos na América Latina.

Veja a lista completa dos vinte países que mais adotam criptomoedas:

  1. Vietnã
  2. Filipinas 
  3. Ucrânia
  4. Índia
  5. Estados Unidos
  6. Paquistão
  7. Brasil
  8. Tailândia
  9. Rússia
  10. China
  11. Nigéria
  12. Turquia
  13. Argentina
  14. Marrocos
  15. Colômbia
  16. Nepal
  17. Reino Unido
  18. Equador
  19. Quênia
  20. Indonésia