Últimas notícias

Criptomoedas: veja como o bitcoin reage após dados da inflação nos EUA

O Julius Baer avalia que os preços dos ativos podem ficar vulneráveis no curto prazo

Criptomoedas: veja como o bitcoin reage após dados da inflação nos EUA
(Foto: AdobeStock)

O bitcoin avançava moderadamente no final da tarde, em recuperação após ter reagido em baixa à aceleração da inflação ao consumidor nos Estados Unidos. O resultado adiou de junho para setembro a aposta do mercado em corte de juros do Federal Reserve (Fed), o que induziu cautela generalizada nas mesas de operações.

Pouco depois das 16h (de Brasília), o bitcoin subia 0,71%, a US$ 69.327,37, mas o ethereum caía 0,70%, a US$ 3.481,65, de acordo com a Binance. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) acelerou à taxa anual de 3,5% em março, conforme informou o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos hoje.

Após o dado, o mercado adotou postura mais conservadora nas expectativas pelos próximos passos da política monetária americana. A curva futura agora precifica chance mais forte de o Fed promover apenas um corte de 25 pontos-base nos juros básicos este ano, de acordo com a plataforma de monitoramento do CME Group. Há não mais que uma semana, o cenário mais provável ainda era o de ocorrer uma redução acumulada de 75 pontos-base em 2024, o equivalente a três reduções de 0,25 ponto porcentual. A reavaliação deflagrou uma aversão ao risco em Wall Street, que se transmitiu aos ativos digitais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No entanto, o movimento no universo de cripto se estabilizou nas horas seguintes, diante de ajustes após a forte baixa da véspera. O Julius Baer avalia que os preços dos criptoativos podem ficar vulneráveis no curto prazo, em meio a uma deterioração das métricas de liquidez em dólar. “Dito isto, a médio e longo prazo, acreditamos que o desequilíbrio entre a oferta e a demanda continuará a impulsionar os preços, em particular após o halving”, afirma o banco, em referência ao fenômeno no qual a remuneração pela mineração do bitcoin será cortada à metade.