As ações da CVC (CVCB3) lideram os ganhos do Ibovespa nesta quinta-feira (2). Às 16h34, os papéis da empresa saltam 8,70% a R$ 1,50. Ao longo do dia, já oscilaram entre máxima, a R$ 1,54, e mínima, a R$ 1,36. Os ativos são os segundos mais negociados da Bolsa brasileira no pregão, atrás apenas da Hapvida (HAPV3).
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Segundo a agência Bovespa, mais cedo, foram negociados 200 mil papéis da companhia entre a Nova Futura (comprador) e a XP Investimentos (vendedor).
As ações passam por um movimento de recuperação na sessão, depois de tombarem 60,57% na Bolsa em 2024, registrando a quinta pior performance dentre os papéis do Ibovespa no período, como mostramos nesta reportagem.
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A empresa de turismo apresenta receitas cíclicas – isto é, consegue vender melhor seus serviços quando os consumidores apresentam uma maior renda, mas sofre no cenário inverso. Companhias com essa característica têm uma margem de lucro muito comprimida, sendo mais vulneráveis à alta de juros, inflação e dólar.
O cenário pode ser desafiador para a CVC nos próximos meses. Na última edição do Boletim Focus, a mediana para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2025 subiu pela 11ª semana consecutiva e aumentou de 4,84% para 4,96% – acima do teto da meta, de 4,50%. Um mês antes, a projeção era de 4,40%.
Já a estimativa para a Selic no fim de 2025 seguiu em 14,75%. Na última reunião, de dezembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa básica para 12,25% ao ano e sinalizou mais dois aumentos de um ponto porcentual, que levariam a taxa a 14,25% em março do ano que vem.
No que se refere ao câmbio, a estimativa intermediária do Focus para o dólar ao fim de 2025 aumentou de R$ 5,90 para R$ 5,96, na nona alta seguida. A projeção para o fim de 2026 subiu de R$ 5,84 para R$ 5,90 e, para o fim de 2027, seguiu em R$ 5,80.
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Se essas expectativas se concretizarem, o ambiente de negócios pode se tornar mais complexo para a CVC, como mostramos nesta matéria. Isso acontece porque, com a alta da inflação e da Selic, o acesso ao crédito no mercado e o poder de compra dos consumidores tendem a ficar mais restritos, comprometendo a venda de pacotes de viagens.
*Com informações do Broadcast