A Cyrela (CYRE3) divulgou na última quinta-feira (11) uma prévia de seus resultados operacionais do quarto trimestre de 2023, com vendas líquidas contratadas de R$ 2,593 bilhões, valor 4% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, mas 15% acima do trimestre anterior.
Leia também
No acumulado do ano, as vendas atingiram R$ 8,892 bilhões, sendo 12% superiores ao ano de 2022. Já a sua participação nas vendas contratadas foi de 72%, superior aos 65% do mesmo trimestre de 2022. Em relação às demonstrações contábeis, 75% das vendas líquidas do trimestre serão reconhecidas via consolidação e 25% via método de equivalência patrimonial.
Das vendas líquidas realizadas no trimestre, R$ 167 milhões se referem à venda de estoque pronto (6%); R$ 1,153 bilhão à venda de estoque em construção (45%) e R$ 1,273 bilhão à venda de lançamentos (49%). Dessa forma, a Cyrela atingiu uma velocidade de vendas (VSO) de lançamentos de 46% no trimestre.
Lançamentos
A Cyrela lançou 13 empreendimentos no trimestre, totalizando um volume de R$ 2,744 bilhões, 3% inferior ao realizado no mesmo período de 2022 (R$ 2,821 bilhões) e 27% acima do trimestre anterior (R$ 2,165 bilhões).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As permutas nos lançamentos foram de R$ 75 milhões, ante R$ 372 milhões no quarto trimestre do ano anterior. A participação da companhia nos lançamentos do trimestre atingiu 64%, sendo superior à apresentada no quarto trimestre do ano anterior (58%) e inferior ao terceiro trimestre (72%).
Do VGV lançado no trimestre, 63% serão reconhecidos via consolidação e 37% via método de equivalência patrimonial. Em 2023, o VGV de lançamentos atingiu R$ 9,767 bilhões, sendo 7% maior que em 2022.
Os dados operacionais resultaram em um indicador de Vendas sobre Oferta (VSO) de 12 meses de 47,2%, ficando abaixo do VSO 12 meses apresentado no mesmo trimestre do ano anterior (47,7%) e inferior também ao VSO apresentado no terceiro trimestre (47,9%).