Publicidade

Últimas notícias

Últimos indicadores confirmam desaceleração do crescimento, diz BC

Declaração foi citada em carta enviada ao ministro da Fazenda para explicar o porquê da inflação acima da meta

Últimos indicadores confirmam desaceleração do crescimento, diz BC
Foto: Envato Elements

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que o conjunto de indicadores econômicos divulgados nos últimos meses “corrobora o cenário de desaceleração do crescimento esperado pelo BC”.

A declaração foi citada em carta enviada ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para explicar o porquê de o índice ter terminado o ano acima do objetivo estabelecido – que era de 3,5%, com tolerância de 1,5 p.p. para cima ou para baixo. A redação da carta é determinada por lei nesses casos. Em 2022, a inflação encerrou o ano em 5,79%.

“O ciclo de elevação na taxa de juros tem atuado de forma crescente no sentido contrário, encontrando-se em território significativamente contracionista, o que deve agir para moderar o ritmo de atividade econômica”, afirma. “Em particular, a divulgação do PIB do terceiro trimestre de 2022 sinaliza uma redução no ritmo do crescimento em relação aos trimestres anteriores”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O texto acrescenta que dados recentes mostram sinais de acomodação no mercado de trabalho. “Nas últimas leituras, a queda na taxa de desemprego teve menor magnitude e refletiu redução na taxa de participação e não aumento da população ocupada. Além disso, notou-se um menor ritmo de geração líquida de postos de trabalho formais”, completou.

Web Stories

Ver tudo
<
>