Publicidade

Últimas notícias

Dólar vai abaixo de R$5 com alívio externo

Subsídios a combustíveis seguem no radar

Dólar vai abaixo de R$5 com alívio externo
Foto: Shutterstock

O dólar tinha queda pelo segundo dia consecutivo ante o real nesta quarta-feira, acompanhando movimento de melhora no apetite por risco global, enquanto investidores domésticos aguardavam mais detalhes sobre planos do governo de adotar subsídios para impedir o aumento dos preços dos combustíveis.

Às 10:05 (de Brasília), o dólar à vista recuava 0,71%, a 5,0180 reais na venda.

Na B3, às 10:05 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,83%, a 5,0500 reais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A baixa desta manhã estava em linha com a desvalorização do índice do dólar no exterior, de 0,5%. A moeda norte-americana também caía expressivamente contra o dólar australiano, divisa que, assim como o real, tem se beneficiado da disparada dos preços das commodities.

No mercado de ações, as principais bolsas europeias e os futuros de Wall Street avançavam nesta quarta-feira, recuperando-se tombos recentes. [.EUPT] [.NPT]

“Temos que olhar para a alta das commodities; somos um país exportador, e a valorização da moeda local e de outros países exportadores tem sido muito alta”, disse à Reuters Kaue Franklin, especialista em Renda Variável do Grupo Aplix.

A guerra entre Rússia e Ucrânia, que está em sua segunda semana, tem impulsionado o preço de várias commodities energéticas e agrícolas –com o petróleo Brent chegando a superar os 139 dólares por barril na segunda-feira–, o que beneficiou os ativos de vários países exportadores fora da Europa, que são vistos como menos vulneráveis às tensões geopolíticas.

E o real está na vanguarda, liderando os ganhos entre as principais moedas globais até agora em 2022, o que Franklin também atribuiu a um fluxo de entrada de recursos estrangeiros no mercado de ações doméstico. O Ibovespa sobe mais de 6% no ano, enquanto, no mesmo período, o dólar tem queda de quase 10% ante o real.

Publicidade

Especialistas também indicam o patamar elevado da taxa Selic, atualmente em 10,75% ao ano, como colchão adicional para o real, já que juros mais altos tornam o mercado de renda fixa local mais atraente para agentes estrangeiros.

Mas receios fiscais –que ficaram um tanto de lado neste início de ano depois de surpresas positivas em dados sobre a saúde das contas públicas– voltavam à pauta, já que a disparada do preço do barril de petróleo no exterior aqueceu discussões domésticas sobre medidas para controle dos custos de combustíveis.

De acordo com fontes, o governo do presidente Jair Bolsonaro está preparando um programa de subsídios para impedir o aumento dos preços para os consumidores, indicando que o Ministério da Economia começava a perder a batalha para evitar esses gastos.

Franklin explicou que eventual subsídio pode levar a um aumento do déficit primário do Brasil, o que seria um empecilho para desvalorizações adicionais do dólar, embora tenha afirmado que, se o mercado local resistir aos ruídos fiscais, a moeda norte-americana pode buscar patamares abaixo da marca psicológica de 5 reais.

“Acredito que 4,90 é o ponto em que o dólar tende a ir no curto prazo”, afirmou, citando o impulso das commodities.

Publicidade

No encerramento do pregão da véspera, o dólar spot caiu 0,50%, a 5,0539 reais.

O Banco Central fará nesta sessão leilão de até 15 mil contratos de swap cambial tradicional para rolagem do vencimento de 2 de maio de 2022.

Web Stories

Ver tudo
<
>