O relatório é considerado peça-chave para as decisões do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA. Isso porque os números incluem a criação de vagas, a taxa de desemprego e a evolução dos salários, componentes que ajudam a calibrar a trajetória da inflação. Segundo o Departamento do Trabalho dos EUA, a economia dos Estados Unidos criou 130 mil vagas de trabalho em janeiro, enquanto a taxa de desemprego permaneceu praticamente estável em 4,3%. O salário médio por hora avançou 0,4% no mês e acumula alta de 3,7% em 12 meses.
No Brasil, o destaque ficou para a participação do presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, na CEO Conference 2026 do BTG Pactual, evento acompanhado de perto pelo mercado por reunir sinais sobre a condução da política monetária.
Galípolo avaliou que, apesar dos sinais divergentes vistos recentemente, o mercado de trabalho brasileiro segue bastante apertado. “Estamos com níveis de desemprego historicamente baixos”, observou o presidente do BC, que disse entender que as transformações no mercado de trabalho no País provavelmente são conjunturais e estruturais.
Ao longo do dia, o BC também realizou operações no mercado de câmbio e de liquidez, enquanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice de Preços ao Produtor (IPP), indicador que mede a variação de preços na porta da fábrica. O IPP registrou alta de 0,12% em dezembro. A taxa de novembro foi revista de uma redução de 0,37% para uma queda de 0,35%.
A pesquisa Genial/Quaest sobre a eleição presidencial de 2026, sem o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também influenciou o humor dos investidores. Segundo a pesquisa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários eleitorais para a disputa presidencial em outubro deste ano. O petista também lidera os cenários de segundo turno. A vantagem de Lula para seu principal adversário, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), no entanto, caiu nos últimos meses.
*Com informações de Luciana Xavier e Silvana Rocha, da Broadcast.