Publicidade

Tempo Real

Dólar fica misto, com euro em baixa; lira turca renova mínimas históricas

Acordo sobre teto da dívida nos EUA esteve em foco

Dólar fica misto, com euro em baixa; lira turca renova mínimas históricas
Moedas Globais. Foto: Envato Elements

O dólar ganhou algum fôlego ante outras moedas fortes, como o euro, mas recuou frente a outras, como o iene. A sessão nos mercados foi atípica, com feriados nos Estados Unidos e no Reino Unido que reduziram negociações. O anúncio do fim de semana de acordo entre governo e oposição nos EUA para elevar o teto da dívida esteve em foco, bem como a derrota do governo em eleições regionais da Espanha, o que levou o premiê Pedro Sánchez a antecipar eleições. Já entre moedas de países emergentes, a lira turca renovou mínimas históricas, após o presidente Recep Tayyip Erdogan conseguir se reeleger.

No fim da tarde em Nova York, o dólar caía a 140,37 ienes, o euro recuava a US$ 1,0714 e a libra se valorizava a US$ 1,2361. O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, registrava alta de 0,07%, a 104,278 pontos.

O acordo sobre o teto da dívida ainda precisa ser sacramentado no Congresso dos EUA e há vozes dissidentes entre governistas e a oposição, mas a resolução anunciada entre o presidente Joe Biden e Kevin McCarthy, presidente da Câmara dos Representantes, reduz bastante o risco de um eventual default dos EUA. O Goldman Sachs afirmou que o acordo representa “uma redução importante na incerteza, uma redução menos nos gastos”. Em relatório a clientes, o banco acredita de que as chances de que ele não seja aprovado são “muito baixas”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já na Europa, os governistas saíram derrotados de eleições regionais, o que fez o primeiro-ministro antecipar eleições gerais, de dezembro para julho. Segundo a Eurasia, a chance de vitória da direita hoje na oposição a Sánchez cresceu após a disputa nas urnas do domingo. O euro ampliou perdas ante o dólar hoje, após o premiê convocar eleições antecipadas.

Entre outras moedas em foco, a lira turca renovou mínimas históricas frente ao dólar. A Capital Economics avaliou que a reeleição de Erdogan na presidência manterá distorções econômicas e pressionará a moeda local. A consultoria previa um “forte ajuste” para a lira, nesse quadro. No horário citado, o dólar subia a 20,0966 liras turcas.

Web Stories

Ver tudo
<
5 ideias de amigo secreto para não gastar quase nada
10 destinos baratos para passar o Ano Novo
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
>